NOC

Como Funciona

A Central de Monitoramento da infraestrutura de TI, NOC (Network Operations Center), é um serviço essencial para a segurança operacional da sua empresa. Pela Central, é possível monitorar todos os ativos de TI como hardwares, sistemas, aplicativos, rede, links de internet e todos indicadores de TI. Assim, é possível criar alarmes personalizados para cada ativo e agir antecipadamente a problemas que poderiam interferir na continuidade do negócio.

Contar com uma Central de Monitoramento eficiente é um diferencial competitivo, pois reduz as indisponibilidades dos sistemas e permite uma melhor gestão dos indicadores de TI. Além disso, o monitoramento 24×7 garante que nenhum incidente deixe de ser resolvido imediatamente.

Nossos serviços integram a documentação e a auditoria da configuração ao monitoramento de disponibilidade e capacidade provendo uma solução única e adaptada às necessidade de qualquer datacenter – seja ele on premise, cloud ou híbrido. Também atuamos com SOC (Security Operation Center), onde monitoramos vulnerabilidades e eventos de segurança que afetam os ativos de TI.

Benefícios

Central de Monitoramento
redundante

Redução de
indisponibilidades

Atendimento imediato
a incidentes críticos

Redução de custos
operacionais de TI

Aperfeiçoamento do processo
de Gestão de Mudanças

Aumento da maturidade
de Governança de TI

Tipos de NOC

Nosso NOC opera 24×7, 365 por ano, na sede da InterOp ou nas dependências do cliente.
Adaptamos o formato do NOC conforme a necessidade do cliente. Os principais formatos são:

Open Source

Adoção de ferramentas Open Source, reduzindo os custos com licenciamento.

Virtual

A resposta a eventos é automatizada, onde o operador virtual identifica a causa raiz e escalona os eventos para os respectivos responsáveis via aplicativo mobile.

Remoto

A resposta a eventos é executada por um time compartilhado de operadores que identificam a causa raiz e escalonam os eventos para os respectivos responsáveis.

CICLO CONTÍNUO

A Central de Monitoramento executa atividades importantes e mantém indicadores para mensuração
do desempenho, gerenciamento de recursos e gestão de riscos.

Documentação
da infraestrutura

Monitoramento
dos ativos de TI

Monitoramento de aplicações
e de processos de negócio

Relatórios e
Indicadores

Entregas

  • Acompanhamento 24×7 de disponibilidade e capacidade;
  • Escalonamento 24×7 dos eventos para os responsáveis;
  • Auditoria da configuração dos servidores e serviços de TI;
  • Desenvolvimento de Indicadores para o Negócio;
  • Desenvolvimento de Dashboards Estratégicos;
  • Desenvolvimento de Robôs para monitorar a experiência de usuário;
  • Catálogo de serviços com árvores de dependência de ativos de TI;
  • Infraestrutura documentada em base de dados aderente ao ITIL (CMS);
  • Relatórios de capacidade/disponibilidade e maiores geradores de eventos.

Integramos os seus processos para reduzir custos e
melhorar resultados operacionais da sua empresa!