AIOps: A próxima geração de automação da sua operação de TI

AIOps, ou Artificial Intelligence for IT Operations, é o próximo passo das operações de TI para automatizar e agilizar a entrega de serviços de TI.

Wagner SimonatoWagner Simonato
AIOps

A automação de processos sempre esteve presente dentro das operações de TI. Desde as primeiras implementações de mainframes, passando à computação em nuvem e Transformação Digital, a área de tecnologia sempre buscou reduzir erros por meio da melhoria de processos.

Na medida em que se adiciona equipamentos e complexidade à comunicação entre os sistemas, os times de operação de TI enfrentam o desafio de escalabilidade em suas atividades. Surge daí frameworks como o ITIL, ferramentas de monitoramento/tickets e até o conceito de DevOps.

Ao mesmo tempo, com a explosão dos dados, a partir do Big Data, surgiram diversas tecnologias que possibilitam a tomada de decisão orientada a dados, melhorando o dia-a-dia das pessoas e dos profissionais de todas as áreas.

Atualmente, já utilizamos a inteligência artificial e o aprendizado de máquinas para automatizar rotas para empresas de logística, para conversar com outras pessoas e melhorar a experiência de autoatendimento e até para sugerir filmes com base em nosso histórico de comportamento.

No entanto, por outro, a área de TI das empresas, segue mais lenta na adoção de soluções mais disruptivas. Muito da visão de gestão de operação de TI ainda herda paradigmas de um tempo em que os ambientes eram mais estáticos, não existia a computação em nuvem e não se falava em transformação digital.

 

A criação do termo AIOps

Recentemente, o Gartner publicou alguns papers e artigos apontando para o futuro das operações de TI, onde indica o uso de Inteligência Artificial para lidar com os dados sobre a infraestrutura de TI. Criando, assim, o termo e o conceito de AIOPs.

Artificial Intelligence for IT Operations é o próximo passo das operações de TI no sentido de automatizar e agregar valor de negócio às entregas de serviços e aumentar a eficiência da TI.

Segundo o Gartner, as operações de TI estão no meio de uma revolução. Ou seja, as forças da transformação dos negócios digitais estão exigindo uma mudança nas técnicas tradicionais de gerenciamento de TI.

Consequentemente, estamos vendo uma mudança significativa nos atuais procedimentos de TI e uma reestruturação na forma como gerenciamos nossos ecossistemas de TI. E o termo do Gartner que capta o espírito dessas mudanças é a inteligência Artificial para Operações de TI, ou AIOps.

É importante entender como a transformação digital dá origem ao AIOps. Ela abrange a adoção da nuvem, a mudança rápida e a implementação de novas tecnologias. É um crescimento significativo da complexidade, heterogeneidade e importância da TI no negócio das empresas.

Nesse contexto, a inteligência artificial para operações de TI descreve a mudança de paradigma necessária para lidar com a operação de TI na transformação digital.

 

Inovação a partir do AIOps

Em 25 anos de InterOp, atuando na administração de ambientes de TI de grandes empresas, sempre tivemos muitos dados disponíveis. Em um certo momento esses dados precisaram ser transformados em conhecimento, pois não fazia mais sentido replicar o mesmo trabalho manual em cada novo cliente. Além disso, o conhecimento acumulado nessas empresas poderia ser replicado, pois, apesar das particularidades de cada empresa, os requisitos para o bom funcionamento de um sistema é padrão para a maioria dos ambientes.

Antes mesmo de o Gartner idealizar o conceito de AIOps a InterOp já buscava a automatização das operações de ambientes de TI. A partir desse cenário, buscamos parcerias para transformar nossos anos acumulados de conhecimento em software e passamos a desenvolver o que hoje é o Priax: uma ferramenta inovadora que adiciona inteligência ao ambiente da TI das empresas para melhorar a entrega de serviços.

Atualmente o Priax é utilizado para criar, manter e compartilhar conhecimento sobre diversos aspectos da infraestrutura de TI, reduzindo custos e aumentando a segurança operacional e a continuidade dos negócios em nossos clientes.

 

O Priax no contexto de AIOps

Diante dos grandes desafios das organizações, o Priax se propõe a simplificar o processo de criação, manutenção e compartilhamento do conhecimento da infraestrutura de TI. Além disso, permite dar visibilidade para a infraestrutura de TI que está na cabeça dos profissionais, mas não está documentada.

Um dos pontos chaves na concepção da plataforma foi atuar na simplificação da manutenção dos sistemas de monitoramento de disponibilidade, capacidade e de configurações. Por meio de um Discovery Full Stack, faz a varredura contínua no ambiente para incluir novos elementos e remover instâncias não utilizadas. Com isso, ajuda as equipes a focar no que realmente é importante para o negócio da empresa.

Outro ponto importante é a automatização de criação de documentação, sem a necessidade de especialistas. O Priax varre a sua rede, identifica todos os equipamentos e aplicações, coleta as configurações e consolida tudo isso em um único CMDB. Isso facilita o aprendizado da infraestrutura e simplifica a gestão de mudanças.

Com o Priax a gestão de mudanças passa a ser online, simples e rápida. A ferramenta automatiza a criação e manutenção da árvore de todos os ativos de TI, consolidando a documentação e configuração de diferentes sistemas.

Além de apresentar o mapa de dependências para cada serviço, o Priax mostra as janelas disponíveis para realizar manutenções e exibe o impacto causado por cada mudança. Ou seja, a partir do AIOps e de uma poderosa ferramenta é possível obter insights valiosos sobre pontos de melhoria no ambiente para deixá-lo menos exposto a riscos e, dessa forma, antecipar sua equipe às falhas da TI.

Por fim, todo o resultado do AIOps consiste em gerar benefícios para sua empresa, como a redução dos custos de manutenção, a maior agilidade para os times e a redução de dependência das pessoas.

 
Banner Priax & AIOps

 
Quer saber mais sobre como implementar o conceito de AIOps na sua empresa? Então acesse o site do Priax e conheça essa poderosa plataforma.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: