Conheça o AKS: serviço de Kubernetes do Azure
A Microsoft conta com serviço de Kubernets, o AKS. Ele se caracteriza por agrupar soluções onde o cliente cria clusters de forma gerenciada de maneira fácil e rápida.

Os contêineres se tornaram mais que essenciais no mundo do desenvolvimento de soluções em nuvem. Com eles, você consegue empacotar as aplicações para que possam ser executadas de maneira isolada e ágil, o que traz portabilidade para o desenvolvimento.
Para que tudo isso funcione perfeitamente, é preciso algo por trás coordenando e controlando em quais locais os contêineres serão executados, quem te ajuda a fazer isso é o kubernetes. Ele orquestra um cluster de máquinas virtuais e faz o agendamento da execução dos contêineres, com base nos recursos computacionais disponíveis e necessitados por eles.
No artigo de hoje vamos te apresentar o AKS, serviço de Kubernetes do Azure, explicando como ele funciona, suas funcionalidades e vantagens. Acompanhe!
Como funciona o AKS
O kubernetes se caracteriza por ser um software open-source para orquestração, implantação, gerenciamento e escalação de contêineres. Com ele é possível realizar a criação, entrega e dimensionamento de forma mais rápida.
Conforme cresce a complexidade dos aplicativos, se expandindo para vários servidores, o kubernetes gera uma API que controla como e em quais locais os contêineres serão executados, levando em consideração os recursos disponíveis e os requisitos de recursos de cada contêiner. Ele também gerencia de forma automática a descoberta de serviços, realizando o balanceamento de carga, verificando a integridade de recursos individuais e dando autonomia para que os aplicativos se auto estabeleçam.
O AKS (serviço de Kubernetes do Azure), agrupa soluções onde o cliente cria clusters de forma gerenciada de maneira fácil e rápida. Para isso, não é necessário conhecimento aprofundado sobre orquestração de container. Além disso, esse serviço de Kubernetes da Microsoft Azure traz o provisionamento, dimensionamento e atualizações de recursos que podem variar de acordo com o requisito ou demanda, não gerando nenhum tempo de inatividade no cluster Kubernetes.
Outra característica do AKS é que ele pode trabalhar sem servidor, com integração e entrega continuada, possibilitando a união das equipes de operação e desenvolvimento em uma única plataforma para criar, entregar e dimensionar aplicativos de forma ágil e confiável.
Benefícios de utilização do AKS
Dentre as principais vantagens trazidas na utilização do AKS como criar, gerenciar, dimensionar e monitorar Clusters do Kubernetes do Azure, podemos citar:
Tempo de desenvolvimento: As tarefas de definir, implantar, depurar e atualizar podem ser realizadas com o AKS de maneira automática e fácil. Com isso, você consegue acelerar o tempo de colocação desse aplicativo no mercado. Além disso, ele automatiza tarefas rotineiras, reduz o tempo de depuração ao lidar com patches, agrega logs, autocorreções e a orquestração dos containers, o que deixa os desenvolvedores mais livres e focados para o desenvolvimento em si.
Eficiência operacional: O AKS tem provisionamento de clusters de forma gerenciada com funcionalidades de monitoramento baseadas no Prometheus, conta com modo elástico de capacidade sem servidor e tem a opção de assistente do Azure que otimiza implantações com recomendações personalizadas. Tudo isso facilita – e muito – na hora de gerenciar a infraestrutura Kubernetes.
Segurança: O serviço conta com integração do Azure Active Directory (AD), para proteção dos clusters. Também possibilita liberar acessos aos usuários conforme demanda, o que ajuda a reduzir ameaças e a proteger dados por meio de computação confidencial.
Implementação do Serviço
Conforme vimos neste artigo, a Microsoft Azure possui poderosos recursos e serviços para administração de contêineres, em específico o Kubernetes. Caso sua empresa precise de ajuda de profissionais especializados para ajudar a gerenciar seu ambiente de soluções em nuvem utilizando Kubernetes, não deixe de entrar em contato conosco para entendermos como podemos ajudá-lo.