Azure DevOps: conheça os novos serviços da Microsoft

Azure DevOps é um pacote de tecnologias para desenvolvedores focadas no planejamento, colaboração e entregas. Conheça o Azure Boards, Pipelines, Repos, Test Plans e Artifacts.

Agostinho MartiniAgostinho Martini
Azure DevOps - Microsoft

DevOps é um conjunto de boas práticas de engenharia de software que unifica desenvolvimento (dev) e operação (ops). Com o objetivo de aumentar a produtividade e a integração entre equipes, DevOps proporciona melhores processos para automação e monitoramento de todas as fases da construção de um software.

Ou seja, é um processo que está se consolidando nas maiores empresas do mundo e do Brasil, pois auxilia no gerenciamento de lançamento de novas versões ao padronizar o ambiente de desenvolvimento. O resultado é uma produção mais rápida e segura de aplicações e serviços.

Nesse contexto, os maiores fornecedores de computação em nuvem estão lançando novos serviços para facilitar a vida dos profissionais de desenvolvimento e operações. O objetivo é claro: criar ciclos de desenvolvimento cada vez menores

Neste artigo você vai conhecer as iniciativas da Microsoft Azure para DevOps.

 

Azure DevOps

Azure DevOps é um pacote de tecnologias para desenvolvedores focadas no planejamento, colaboração e entregas. Entre seus principais serviços estão: Azure Boards, Azure Pipelines, Azure Repos, Azure Test Plans e Azure Artifacts.

Além das ferramentas desenvolvidas pela própria Microsoft, a empresa está focando na integração com soluções como Slack, Docker, Github, entre outras development tools.

Integrações Azure DevOps

 

Azure Boards

Azure Boards é uma ferramenta de planejamento ágil que permite monitorar o trabalho de equipes usando quadros Kanban configuráveis. O pipeline de entregas pode ser visualizado com listas de pendências interativas e ferramentas de planejamento avançadas. Além disso, possui relatórios que fazem do Boards o local ideal para todas as ideias do seu time. Saiba mais!

 

Azure Pipelines

Essa ferramenta permite CI/CD (integração contínua/entrega contínua) para qualquer plataforma. É ideal para compilação, testes e implantação em qualquer linguagem (Node.js, Python, Java, PHP, Ruby, C/C++, .NET, Android e iOS.), em qualquer nuvem ou localmente. Possbilita execução em paralelo no Linux, macOS e Windows e implantação de contêineres em hosts individuais ou Kubernetes. Saiba mais!

 

Azure Repos

É um repositório particular ilimitado e gratuito para hospedagem Git. Sua empresa pode usufruir de revisões de código eficientes para todas as ideias, a partir de projetos de todos os tamanhos. Uma funcionalidade muito interessante desse serviço é a pesquisa de código semântico. Ela facilita a busca por código, reconhecendo classes e variáveis. Saiba mais!

 

Azure Test Plans

Testes manuais e exploratórios são simplificados com o Azure Test Plans. Possbilita testar aplicativos na Web ou na área de trabalho para descobrir defeitos em diferentes ambientes. Aprimora a qualidade geral do seu código com testes automatizados na nuvem da Azure. Saiba mais!

 

Azure Artifacts

É um repositório de pacotes universal para compartilhamento NuGet, Maven, npm e Python, de fontes públicas e privadas. Integra o compartilhamento de pacotes de pipelines de CI/CD de forma simples e escalonável. Possibilita compartilhar código com eficiência, independente do tamanho da sua equipe. Saiba mais!

Screenshot Azure DevOps

 

Implemente as ferramentas da Azure DevOps na sua empresa

Hoje, a InterOp é um dos principais parceiros Microsoft do Brasil (Gold Partner), possuindo certificações nas suas principais plataformas e ferramentas. Fale com nossos especialistas e implemente com sucesso as boas práticas de DevOps na Azure ou qualquer outra plataforma a sua escolha.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: