Microsoft expande sua infraestrutura de nuvem e inaugura nova região Azure no Brasil

A Microsoft expandiu sua infraestrutura em nuvem para uma nova região dentro do Brasil. A nova região está situada no Rio de Janeiro, complementando a de São Paulo, já existente desde 2014.

Equipe InteropEquipe Interop
Azure expande sua nuvem no Brasil

Recentemente, a Microsoft expandiu sua infraestrutura em nuvem inaugurando uma nova região Microsoft Azure dentro do Brasil. A nova região está situada no Rio de Janeiro, complementando a de São Paulo, já existente desde 2014.

Com a nova localidade, os clientes brasileiros têm a possibilidade de recuperar seus backups de sistemas dentro do Brasil. Fato este que não era possível anteriormente, pois a empresa só tinha um datacenter no país e era necessária a replicação de dados na nuvem dos Estados Unidos. Ou seja, é possível armazenar dados e backups em dois datacenters no Brasil. Esse é um fator que contribui para cumprimento de alguns requisitos de legislações brasileiras, como a LGPD e o Marco Civil da Internet.

Um dos objetivos da empresa é oferecer, até início de 2021, mais zonas de disponibilidade da Azure para a região Sul do país. De acordo com a própria Microsoft, as zonas de disponibilidade são:

Locais físicos únicos, com energia, rede e refrigeração independentes. Cada zona de disponibilidade é composta por um ou mais datacenters e abriga uma infraestrutura para dar suporte para aplicativos críticos e altamente disponíveis. As zonas são tolerantes às falhas de datacenter por meio da redundância e do isolamento lógico dos dispositivos”.

O anúncio da nova região Microsoft Azure ocorreu durante um evento digital, que contou com a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, assim como outros participantes do governo federal. O intuito deste encontro online era promover o Plano Mais Brasil.

Em parceria com o governo brasileiro, a Microsoft irá disponibilizar 58 instrutores para oferecer orientação personalizada, de forma simultânea, para até 315 mil pessoas dentro da ferramenta de cursos Microsoft Community Training.

Este é um projeto que envolve uma parceria com a Softex, uma agência de promoção de exportação de software ligada ao governo. No total, serão 20 cursos de tecnologia, do básico ao avançado, como alfabetização digital, computação em nuvem, inteligência artificial, ciência de dados, entre outros.

Aqui na InterOp somos parceiros Microsoft Gold, com uma grande oferta de produtos Microsoft, incluindo serviço em nuvem da Azure. Caso sua empresa tenha interesse, contamos com serviços de migração, implementação e suporte para o Microsoft Azure e ambientes em nuvem em geral.

Microsoft Azure

Está pensando em migrar para a Azure? Então entre em contato com nossos especialistas! Estamos a disposição para ajudar a sua empresa em projetos de transformação digital com as soluções e serviços Microsoft.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: