Business Intelligence: o que é BI e como implementar?

Saiba como o BI ( Business Intelligence) pode ajudar sua empresa a tomar decisões de negócios de forma estratégica e focada em resultados mensuráveis.

Pierrie BullingPierrie Bulling
Business Intelligence - BI

Em tempos de aumento de complexidade no mundo dos negócios, não se pode mais tomar decisões empresariais com base na tentativa e erro. Encontrar informações que direcionem a tomada de decisão é essencial, pois escolhas erradas podem provocar perdas financeiras significativas.

Poder contar com técnicas que guiam e embasam esse processo, para que as decisões sejam tomadas de forma inteligente e com foco na eficiência dos resultados, se faz necessário. É nesse cenário que se insere o Business Intelligence (BI), que tem como objetivo dar suporte a tomada de decisão, transformando dados em informação e conhecimento.

O que é Business Intelligence (BI)?

O BI, ou inteligência de negócios (em português), é um termo criado pelo Gartner, empresa de consultoria fundada em 1979 e que desenvolve inteligência em tecnologia para grandes empresas. O termo apareceu pela primeira vez nos anos 90 para descrever a capacidade das empresas de acessar dados e obter informações. No início era muito focado em recursos financeiros, permitindo que os executivos fundamentassem suas decisões em bases mais consistentes.

Hoje o business intelligence é conhecido como um conjunto de técnicas, processos e tecnologias que servem para conectar e organizar dados dos mais diversos lugares e agrupá-los de forma coesa. O resultado dessa extração, transformação e apresentação de dados são insights que direcionam as decisões estratégicas. Isso se faz com o uso de relatórios analíticos originados pela inteligência de negócios.

 

Etapas de um processo de inteligência de negócios

A primeira etapa de um processo de business intelligence é o armazenamento de dados em um repositório centralizado, conhecido como data warehouse. A partir do armazenamento de dados é possível realizar a sua mineração. Após a coleta de dados (extração), inicia-se a organização desses para que façam sentido juntos. Na maioria das vezes é necessário um pré-processamento para padronizar todos os dados que foram coletados de diferentes fontes.

Posteriormente, inicia-se a fase de análise e visualização, que possibilita um maior entendimento do conhecimento gerado pelo negócio para se planejar o futuro. Todas essas análises devem ser compartilhadas com quem realmente precisa delas. Por fim, a última fase de um processo de inteligência de negócios é o monitoramento, onde é acompanhada a evolução de tudo que está acontecendo para ajustar a estratégia da empresa e melhorar o processo decisório.

Na imagem abaixo é possível entender o processo de business intelligence: dados > informação > conhecimento > decisão.

Processo Business Intelligence

 

Tipos de visões do Business Intelligence

A aplicação de um BI pode ser realizada em diferentes áreas de uma empresa e apresentar diferentes perspectivas: operacional, tática e estratégica. Acompanhe cada uma delas.

Visão Operacional do BI

No nível operacional, as decisões são voltadas para ações “imediatas”, de curto prazo. Visa ajudar os profissionais de funções como analistas e técnicos a alcançar os objetivos de negócio nesse núcleo (essencialmente setorial), através de dados detalhados e integrados de histórico de curto período de tempo.

Visão Tática do BI

Já no nível tático, a responsabilidade é de decidir o “como fazer”, normalmente tem alcance departamental com gerentes e/ou coordenadores. Por meio de dados detalhados e integrados busca-se atingir objetivos de curto e médio prazo, dando suporte a estratégia.

Visão Estratégica do BI

Por fim, no nível estratégico, as decisões são conduzidas pelos executivos (C-Level) e visam atingir objetivos de longo prazo e grande impacto dentro da organização. A estratégia se dá por meio de um conjunto de táticas e o BI oferece análises mais complexas, estatísticas e multidimensionais para guiar essas ações.

 

Insights para seu negócio

Transforme seus dados em informações para embasar a tomada de decisões.

Implemente BI na sua Empresa

 

Principais ferramentas do mercado

A seguir separamos as três principais ferramentas de BI utilizadas no mercado, que podem ajudá-lo a obter insights importantes para a geração de melhores resultados.

1. Qlikview

É considerado uma das ferramentas mais robustas do mercado. Com ele você centraliza informações de diferentes tipos de dados e pode executar uma ilimitada quantidade de análises. Tem a possibilidade de combinar relatórios e transferências de dados de forma simples e segura, também comprime dados armazenados, de forma que diversos usuários possam consultá-los de forma simultânea.

2. Power BI da Microsoft

O Power BI é uma solução da Microsoft. Criado para ser um pacote de ferramentas que transforma dados em insights para o seu negócio. Os painéis da ferramenta dão uma visão completa da empresa, com métricas de funcionamento e compilação de dados (atualizados automaticamente) juntos em um lugar só.

Isso simplifica o gerenciamento e a manutenção de bases protegidas de forma rápida e econômica. Possui uma interface muito semelhante ao de outras ferramentas do pacote office, como o excel. Essa familiaridade pode ser um diferencial para aumentar a agilidade de adoção.

Na InterOp, usamos o PowerBI para acompanhar as métricas de nossos projetos. Mensalmente, nossos clientes recebem relatórios com as visões referentes a seus contratos conosco: SLA, quantidade de chamados, tempo de atendimento, consumo de horas, entre outras informações. Tudo isso organizado por tipo de Serviço e de Requisição.

3. Tableau

É reconhecido pelo mercado como um software muito avançado. Dentre os vários recursos se destacam o Tableau desktop, que fornece apoio na tomada de decisões, por meio de criação de painéis que tornam a visualização e análise de dados mais rápida e inteligente. Já o Tableau online (versão em nuvem), tem como diferencial a fácil conexão com dados hospedados, como Google BigQuery.

 

 
Concluindo, o Business Intelligence é um conjunto de práticas que pode transformar a tomada de decisões de qualquer empresa. Quer saber mais sobre como implementar o BI? Então entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: