Case de Sucesso Rede Marista: Serviço de NOC 24/7

Entre as premissas do projeto estavam a busca por uma melhor gestão do ambiente, por meio de dashboards, monitorar indicadores de forma mais detalhada e se antecipar aos problemas.

Equipe Interop
Case de Sucesso Marista

O Marista é uma rede educacional fruto de uma história bicentenária, que conta com a dedicação de mais de 10 mil pessoas. Hoje está presente em 16 cidades e atende mais de 47 mil estudantes.

Entre os motivos que levaram a Rede Marista a buscar a InterOp, como fornecedora de NOC, e a OpServices, como fornecedora de tecnologia para monitoramento de infraestrutura, estavam a necessidade de realizar uma melhor gestão do ambiente, por meio de dashboards, monitorar indicadores de forma mais detalhada e se antecipar aos problemas que ocorriam nos sistemas que sustentam as escolas para buscar uma gestão mais ágil e transparente.

Como premissas do projeto também estavam a monitoração dos sistemas de matrículas das escolas e o acompanhamento dos indicadores do ambiente de serviços Microsoft, além é claro da busca por um fornecedor confiável para a monitoração 24/7 via NOC.

 

Monitoração do ambiente

O projeto contemplou a implementação de tecnologia para monitoramento, utilizando o software OpMon, e o serviço de NOC, com equipe disponível 24×7 para tratar os incidentes mais críticos.

Hoje, toda a saúde do ambiente é monitorada em tempo real, incluindo Relógios Ponto, Catracas, E-mail, VMWare, PaBx, Bilhetagem, Wifi, Switches, Firewall, Portais Web, entre muitos outros elementos, como o sistema de ERP e os links de internet e VPN de cada unidade (colégio).

Além disso, falando especificamente de bancos de dados, são monitorados 876 indicadores, como usuários conectados, locks, etc. Outro elemento interessante que hoje é contemplado na monitoração são as catracas das escolas, com alguns indicadores de IOT analisados.

 

Dashboard individual da infraestrutura das Unidades (Colégios)
Dashboard individual da infraestrutura das Unidades Marista (Colégios)

 

Resultados e Benefícios

Entre os principais benefícios, alcançados após a implementação do projeto, estão o acompanhamento dos sistemas de matrículas das escolas, a monitoração das unidades, com dashboards individuais, a rápida identificação da causa raiz dos problemas e a migração de indicadores que eram acompanhados em excel e hoje são visualizados em dashboards atualizados automaticamente.

Além disso, um diferencial deste projeto foi o desenvolvimento de um robô para simular a experiência dos usuários ao acessar o Portal Professor, medindo disponibilidade e performance. Essa é uma área que ainda tende a crescer, com o desenvolvimento de inúmeros novos robôs para simular todos os processos críticos realizados pelos usuários internos e externos da rede.

De acordo com Carine Moreira, Coordenadora de TI dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista:

“Um dos nossos objetivos era saber, de forma antecipada, a ocorrência alguma anomalia para quando alguém viesse nos reportar nós já estaríamos sabendo e teríamos as respostas. E já estamos fazendo isso. Isso traz segurança, ferramental, aporte e robustez.”

Sobre o serviço de NOC, hoje existe um ótimo relacionamento entre a equipe de TI do Marista e a equipe da InterOp. Assim que um problema é identificado pelo NOC, é aberto um chamado para formalizar o incidente e o tratamento é encaminhado por contatos via telefone e e-mail.

Todo final de mês é enviado um relatório com a análise dos incidentes do período e os resultados da medição dos indicadores de disponibilidade, desempenho e capacidade. Esses relatórios dão visibilidade à saúde do ambiente de TI para que se possa identificar problemas e oportunidades de melhorias contínuas, assim como acompanhar a evolução da área de TI na sustentação do negócio.

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