Conheça os tipos de certificações Microsoft

As certificações Microsoft servem para os profissionais que querem se aprofundar nas tecnologias mais buscadas pelas áreas de tecnologia.

Luzia MendesLuzia Mendes
certificações microsoft

Existem várias métodos de qualificação para os profissionais de TI. Dentre elas as certificações têm o papel de assegurar aos contratantes ou gestores das empresas que você possui conhecimento profundo sobre alguma área específica. Grande parte dos players de tecnologia já estão fornecendo certificações para profissionais que querem obter expertise sobre suas tecnologias.

No post de hoje, vamos te apresentar algumas das certificações oferecidas pela Microsoft, tanto para as aplicações de produtividade, como o Microsoft 365, como para serviços em nuvem da Azure.

 

Como funciona as certificações Microsoft?

As certificações Microsoft são divididas em trilhas por funções de trabalho, como desenvolvedor, engenheiro de dados, administrador, arquiteto de soluções, cientista de dados, engenheiro de IA, engenheiro de DevOps, engenheiro de segurança da informação e consultor funcional.

No próprio site da Microsoft você tem aulas gratuitas ou pagas com um instrutor, para se preparar para as provas e também conta com dois fóruns de perguntas: um voltado para partners (MCP) o outro para os trainers (MCT). Há também uma plataforma chamada mindhub, ela é a oficial de cursos da Microsoft.

Como vantagens profissionais obtidas com as certificações, destacamos o fato de você ganhar confiança perante sua empresa para lidar com as tecnologias mais atuais e também conhecimento para lidar com tarefas mais complexas.

 

Níveis de certificação

As provas se dividem em três níveis, do mais básico ao mais avançado e as certificações variam entre os produtos Azure, Power Apps e Dynamics 365.

 

1. Certificações básicas

As certificações básicas possuem cursos voltados para os fundamentos das tecnologias, indicado para pessoas que estão apenas começando a se aprofundar nesses assuntos. Conta com três tipos de certificações: Azure, Microsoft 365 e Power Platform. Dentro do nível básico há 29 tipos de provas.

Azure fundamentals: Para a prova da Azure, é preciso de conhecimentos gerais sobre tecnologia, incluindo conceitos de rede, armazenamento, computação, suporte a desenvolvimento de aplicativos, desenvolvimento relacionado a serviços em nuvem e como eles são provisionados pela Azure. Essa certificação é voltada para quem está apenas começando a trabalhar com arquiteturas em nuvem da Azure.

Microsoft 365: Como habilidades requeridas para a realização desta prova, você deve entender conceitos relacionados à nuvem e conceitos básicos sobre o Microsoft 365, sua segurança e privacidade.

Power platform: Como requisitos para a realização da prova são exigidos compreensão dos recursos e o valor da Power Platform, como criar um aplicativo de tela simples (conectando a fonte de dados e automatizando processos com Power Automate), como criar um painel do Power BI e também assistentes virtuais com Power Virtual Agents.

 

2. Certificações baseadas em função

Dentro das certificações baseadas em função, as provas exigem um nível mais aprofundado de conhecimento dentro das tecnologias abordadas.

Azure Developer Associate: Exige que candidato tenha mínimo de dois anos de experiência com Azure, seja especialista em projeto, construção, teste e manutenção de aplicativos e serviços na nuvem da Microsoft.

Power Apps + Dynamics 365 Developer Associate: Para essa prova você deve ter habilidades com Microsoft Power Apps e o Dynamics 365, sendo capaz de projetar, desenvolver, proteger e expandir a implementação do Dynamics 365. Esta certificação será descontinuada após dia 31 de dezembro de 2020.

Dynamics 365 Sales Functional Consultant Associate: A partir de setembro de 2020, entra em vigor uma prova que substitui a essa, a PL-200. Para obter essa certificação, você deve ter prestado exame para à MB-210 e PL-200. Nesta prova são exigidas as seguintes habilidades:

  • Realização de descoberta, planejamento e análise;
  • Gerenciamento de projetos da experiência do usuário e de entidades e dados;
  • Implementação de segurança e integração;
  • Execução de implementação e teste de soluções;
  • Gerenciamento de entidade de vendas.

 

3. Certificações adicionais

Neste segmento, a Microsoft disponibilizou certificações adicionais como técnicas de especialidade: Microsoft Certified Educator e Microsoft Office. Dentro desses tópicos, existem 89 tipos de certificações. Veja algumas delas abaixo:

Azure for SAP Workloads Specialty: É necessário que quem preste a prova seja arquiteto ou engenheiro com experiência em Landscapes do sistema SAP e padrões do setor de operação de longo prazo. Deve entender conceitos relacionados a migrar soluções e operacionalizar soluções SAP para Azure, questões de carga de trabalho do SAP e operacionalizar arquitetura esse tipo de arquitetura.

Microsoft Certified Educator: A certificação MCE atesta que os educadores tem conhecimento tecnológico para levar aos alunos uma experiência de aprendizado personalizada e eficiente.

Microsoft Office Specialist: Para obter essa certificação você deve ter habilidades profundas acerca da ferramenta Word, nível especialista da solução.

 

Certificação Microsoft Gold

Dentre as certificações para empresas, a Microsoft conta com a certificação de parceiro Gold. Como requisitos necessários, o parceiro deve atingir um volume de vendas específico, ter um determinado número de profissionais certificados nos exames citados acima e ter referência de clientes que atestam a excelência da empresa na entrega das soluções Microsoft.

A Interop é um dos parceiros Gold da Microsoft, possuindo a certificação AEP (Authorized Education Partner), que autoriza revender licenciamento para instituições de ensino. Também conta com as certificações de Collaboration and Content (soluções SharePoint), Datacenter (soluções flexíveis, escalonáveis e rentáveis, que conectam recursos locais à nuvem), messaging (produtos Exchange e Exchange Online), application Development (silver – ambientes de desenvolvimento Microsoft) e Cloud Productivity (silver – Office 365).

Implementação Office 365

Aqui na Interop temos uma oferta grande de produtos Microsoft, nossos licenciamentos incluem os produtos Microsoft 365, PowerBI e serviços em nuvem Azure. Caso seja do interesse da sua empresa, também contamos com serviços de implantação, migração, suporte, consultoria e treinamentos.

Entre em contato com nossos especialistas para que possamos ajudar sua empresa com soluções e serviços Microsft.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: