Cofre de senhas: conheça a proteção avançada para os seus acessos

Trabalhar com informações de maneira estratégica é peça-chave para atingir resultados cada vez mais expressivos. Contudo, é necessário adotar soluções avançadas de segurança da informação, como o cofre de senhas.  Assim, é possível minimizar riscos de acessos indevidos e de roubos dos dados contidos em relatórios, sistemas, planilhas etc.  O cuidado com as informações institucionais […]

Equipe Interop
Cofre de senhas: conheça mais sobre a proteção avançada

Trabalhar com informações de maneira estratégica é peça-chave para atingir resultados cada vez mais expressivos. Contudo, é necessário adotar soluções avançadas de segurança da informação, como o cofre de senhas. 

Assim, é possível minimizar riscos de acessos indevidos e de roubos dos dados contidos em relatórios, sistemas, planilhas etc. 

O cuidado com as informações institucionais se torna ainda mais imprescindível com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa norma exige que as organizações adotem procedimentos que garantam uma maior segurança ao ambiente de TI, o que é fundamental para evitar penalidades e multas que podem chegar a R$ 50 milhões.  

Vale também destacar que os ataques cibernéticos atingiram 25% das empresas brasileiras, em 2022, de acordo com pesquisa da Proofpoint.

Todo esse cenário mostra como é importante usar o cofre de senhas, cujas implementações e vantagens serão destacadas neste artigo. Confira! 

Cofre de senhas e proteção: os primeiros passos para saber como se proteger? 

O cibercrime está cada vez mais sofisticado e nocivo para as empresas. Segundo relatório do Internet Crime Complaint Center (IC3), agência do FBI com foco em crimes cibernéticos, os prejuízos causados por ataques digitais chegaram a US$ 10,3 bilhões somente nos Estados Unidos, em 2022, um aumento de quase 55% em comparação com o ano anterior. 

Esse é um bom exemplo de como proteger os dados passou a ser uma questão cada vez mais estratégica no mundo corporativo. Não é à toa que o uso do cofre de senhas tem sido uma alternativa crucial para aumentar a segurança da informação. Por isso, é válido contar com um suporte de ponta para utilizar um mecanismo avançado para evitar o acesso indevido e o roubo de senhas.  

A InterOp tem como uma de suas especialidades o fornecimento de soluções avançadas para proteger as informações dos clientes. Uma delas é o cofre de senhas, recurso que gerencia e armazena dados de login de contas on-line e outros dados confidenciais por meio de criptografia.  

 Cofre de senhas da InterOp:  6 ações realizadas para a sua proteção avançada 

Por que é tão relevante contar com mecanismos de segurança da informação de alto nível? Sem dúvida, trata-se de uma pergunta que merece uma resposta bem detalhada. 

Pensando nisso, vamos destacar 6 medidas necessárias para proteger os dados com extrema eficiência. Leia com bastante atenção para aplicá-las de forma correta. Acompanhe! 

1 . Monitoramento dos ativos de TI;

Um bom investimento em soluções tecnológicas não envolve apenas adquirir recursos de ponta. Além disso, é indispensável fazer um monitoramento permanente dos ativos de TI, porque é um procedimento vital para identificar ameaças virtuais e mitigá-las, antes que causem a indisponibilidade dos serviços. 

Quanto melhor for executado o monitoramento, menores são os riscos de enfrentar um ataque cibernético de grandes proporções. Esse é um ponto que merece ser avaliado com bastante critério pelos gestores. 

2 . Sistema de proteção em várias camadas; 

As regras de utilização dos sistemas devem ser bastante claras para os funcionários.  Esse procedimento é essencial para adotar uma cultura voltada à permissão de acesso aos softwares, de acordo com as atribuições e as funções de cada colaborador. 

Além disso, colabora para a implementação de camadas de proteção para usar os sistemas corporativos. Dessa maneira, uma empresa estará mais protegida contra os ataques cibernéticos, pois pode aliar essa atividade com o uso adequado do cofre de senhas.   

3 . Adequação às regras do compliance;  

Uma política de segurança da informação apenas pode sair do papel, se houver um empenho de todos os funcionários em seguir as regras do compliance. Com diretrizes bem claras e específicas, fica muito mais simples utilizar os softwares corporativos seguindo boas práticas de TI.  

À medida que uma companhia se baseia em regras transparentes e adequadas para proteger os dados, maiores são as chances de fortalecer a imagem perante os stakeholders e de aprimorar os serviços em curto prazo.  

4 . Senhas fortes para maior proteção;

Se realmente busca alternativas para minimizar as probabilidades de sofrer um ataque cibernético, uma organização deve conscientizar os funcionários sobre a elaboração de senhas fortes. Afinal, esse procedimento dificulta consideravelmente as chances de tentativa de roubo da chave de acesso a um sistema ser bem-sucedido.  

Para não ter problemas no gerenciamento das combinações adotadas para usar os softwares corporativos, uma excelente alternativa é contar com uma solução de cofre de senhas dinâmica e conectada com as necessidades do seu negócio.   

5 . Maior segurança e disponibilidade;

Mas por que ter senhas fortes para usar sistemas institucionais é tão importante? Além de minimizar o risco de acessos indevidos, essa medida contribui para elevar o nível de segurança da informação e a disponibilidade dos serviços.  

Não basta ter à disposição soluções de ponta, pois é essencial fazer com que elas tenham uma proteção robusta para serem usadas pelos clientes, de acordo com a demanda. Muitos consumidores, por exemplo, deixam de fazer uma compra em virtude da lentidão de acesso a um sistema.     

6 . Ambiente de TI saudável.

Com a transformação digital se consolidando, muitas organizações sabem como é positivo evitar incidentes de TI ou mitigá-los o mais rápido possível. A partir de um cofre de senhas avançado, fica muito mais fácil gerenciar as combinações e mantê-las devidamente protegidas. 

Uma consequência dessa ação envolve manter o ambiente de TI saudável. Em outras palavras, faz com que a infraestrutura tecnológica seja aproveitada de forma plena, o que contribui para reduzir o risco de ataques cibernéticos em grandes proporções.  

Cofre de senhas e o futuro: a sua proteção a longo prazo  

Uma proteção robusta não colabora somente para manter os serviços digitais com um alto nível de disponibilidade. Essa prática também viabiliza uma interação mais positiva com os clientes, o que é fundamental para aumentar as vendas e os lucros.  

Nesse sentido, é válido contar com soluções avançadas de proteção de dados, disponibilizadas pela InterOp no mercado brasileiro. Nossa equipe também atua na elaboração de políticas de privacidade, fazendo com que a sua empresa implemente sistemas de forma mais segura e eficiente.  

Proteja a sua empresa com a InterOp 

A partir de uma análise do ambiente de TI e do fornecimento de ferramentas de ponta, a  InterOp prioriza expandir a segurança da informação de dados, sistemas, processos e operações do seu negócio.  

E se você está em busca de uma solução de cofre de senhas diferenciada, entre em contato conosco  e peça uma simulação desse recurso. Sem dúvida, vamos te ajudar a fazer ótimas escolhas para proteger os dados.  

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: