Como funciona uma estrutura de NOC

A utilização de uma estrutura de NOC traz maior maturidade para a governança de TI, pois, além de realizar a monitoração de forma proativa, busca tomar ações na ocorrência de eventuais incidentes.

Equipe InteropEquipe Interop
Como funciona um NOC

Uma das premissas mais importantes quando se trata da infraestrutura de TI é a disponibilidade do ambiente. Para evitar perdas financeiras devido a falhas na tecnologia, e para que o usuário final não se depare com falhas nos sistemas, é importante manter uma estrutura técnica para lidar com os incidentes de TI.

Anteriormente, já havíamos publicado um artigo explicando o que é NOC e quais seus benefícios. Neste post, vamos entrar mais a fundo no mundo de equipes dedicadas à monitoração. Além disso, falaremos sobre como funciona o NOC e como ele auxilia as empresas a terem maior desempenho e maior segurança no seu ambiente.

 

Como funciona o serviço NOC

Uma central de monitoramento, também conhecida como NOC (Network Operations Center), proporciona o acompanhamento de toda a saúde de um ambiente de TI, monitorando os ativos de hardware, os sistemas críticos, a rede corporativa, os links de internet e, até mesmo, os indicadores de TI.

Com uma estrutura de NOC é possível reduzir a indisponibilidade dos sistemas e obter uma gestão mais eficiente do ambiente. Entre os principais indicadores monitorados por esse tipo de equipe estão a disponibilidade, a performance e a capacidade da infraestrutura.

Também é responsável por executar ações que visam estabilizar incidentes de maneira rápida, levando informações para as equipes de infraestrutura, criando relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI e escalando os incidentes para os responsáveis técnicos. A redução do tempo médio para correção de falhas pode ser acompanhada pelo indicador de MTTR (Mean Time to Repair).

Dentro das atividades executadas pelo NOC, também podemos destacar a segurança da informação, com a realização de backups, atualização de licenças, implementação de softwares de segurança cibernética e a rápida identificação de ataques à infraestrutura organizacional.

Vale destacar que uma operação de NOC pode funcionar tanto 24×7 como 8×5, sendo a primeira a mais recomendada para alta disponibilidade e para ambientes de missão crítica. Além disso, pode agir de maneira proativa, uma vez que dispara procedimentos para reestabelecer os serviços.

Neste artigo você pode encontrar alguns exemplos de ferramentas utilizadas pelo NOC.

 

Tipos de atuação de um NOC

A estrutura de um time dedicado ao monitoramento do ambiente pode ser aplicada internamente, pela própria equipe de TI, ou externamente, através do modelo de outsourcing. Abaixo listamos os diferentes formatos de atuação que oferecemos para nossos clientes:

1) NOC Customizado: Faz uso das ferramentas já utilizadas pela operação para a monitoração, construção de dashboards e gestão tickets, atuando como um apoio técnico e fornecendo know-how e boas práticas;

2) NOC Automatizado: Faz uso de inteligência artificial para automatizar as ações de resposta a eventos. O operador virtual identifica a causa raiz e, através de um app mobile, direciona os eventos para seus devidos responsáveis;

3) NOC Compartilhado: A resposta a eventos é executada por um time compartilhado de operadores, alocados na sede da InterOp, que identificam a causa raiz dos problemas e escalonam os incidentes para os respectivos responsáveis.

 
Implantação de NOC

 

O dia a dia de uma equipe de NOC

O NOC pode oferecer um serviço 24×7, onde faz o acompanhamento da disponibilidade e capacidade da infraestrutura, realiza o escalonamento dos eventos para os devidos responsáveis e toma ações preventivas para evitar novos incidentes. Além disso, pode criar indicadores de negócio, dashboards estratégicos e robôs de monitoramento de experiência do usuário.

Entre as atividades mais avançadas, e oferecidas pelo time da InterOp, estão a auditoria da configuração do ambiente, a construção de catálogos de serviços em árvore de dependência de ativos e a geração relatórios de capacidade/disponibilidade periódicos.

 

Contratando um serviço de NOC

Como tivemos a oportunidade de observar neste artigo, o objetivo principal do NOC é aumentar a maturidade da governança de TI, pois além de realizar a monitoração e a estabilização do ambiente também busca tomar ações no momento dos incidentes.

Para este tipo de serviço, é imprescindível contar com profissionais qualificados. Aqui na Interop possuímos profissionais especializados no fornecimento de serviços de infraestrutura, com equipes de NOC dedicadas 24×7. Fale Conosco e conheça nossos modelos de serviço.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Leitores também acessaram: