Como prevenir incidentes de TI na sua empresa!

Evitar incidentes de TI através de tecnologias e processos bem desenhados é a melhor estratégia para atingir a alta disponibilidade de todos os recursos de TI que sustentam os sistemas críticos.

Luzia MendesLuzia Mendes

Com a demanda cada vez mais crescente por tecnologia, as estruturas de TI tornaram-se cada vez mais complexas e orientadas a dados. Afinal, é necessário os profissionais da área precisam se preocupar em suportar todo um ecossistema de recursos que sustentam a operação de qualquer empresa.

Sem TI não há processamento de pedidos, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, faturamento ou qualquer outra atividade chave para o bom funcionamento da operação. Ou seja, a empresa para!

Neste cenário, qualquer incidente que possa vir a ocorrer na TI traz danos severos para a produtividade dos colaboradores e até a paralisação completa do negócio.

No artigo de hoje, separamos dicas de como prevenir incidentes de TI. Acompanhe!

 

1 – Monitoramento de TI

Uma das práticas mais recomendadas para evitar incidentes de TI é a monitoração de todos os recursos de TI. Desta forma, os departamentos de TI se tornam mais proativos, sendo capazes de detectar e resolver problemas de forma bem mais rápida e ágil. Isso ocorre pois todo processo é automatizado por ferramentas de monitoração, que alertam caso ocorra alguma falha ou indisponibilidade na infraestrutura.

Existem diversas ferramentas de monitoramento de TI no mercado. Com elas é possível captar dados de sistemas, dos hardwares de infraestrutura em geral ou dispositivos IOT, para gerar alertas sempre que um comportamento estranho for detectado.

 

2 – Políticas de segurança

Contar com uma política de segurança junto com os colaboradores da empresa é essencial para garantir que todos os usuários fazem o correto uso do sistema corporativo, seguindo as diretrizes e normas para que possíveis riscos de segurança sejam minimizados, como por exemplo, para que não haja a instalação de softwares suspeitos.

Se a sua empresa não tem políticas e não faz o uso de boas práticas, é interessante você conhecer as práticas de ITIL e iniciar o processo de documentação de diretrizes com essas políticas de segurança.

 

3 – Equipe NOC

Monitorar 24×7, é a forma mais segura para se prevenir contra incidentes. Com o NOC eles são tratados no momento em que ocorrem, sendo instantaneamente encaminhados para os seus devidos responsáveis técnicos, assim melhorando a disponibilidade da infraestrutura e das aplicações.

 

4 – Plano de disaster recovery

Ao contar com um plano de recuperação de desastres, a empresa traça os processos necessários para identificar e eliminar os incidentes de TI da maneira mais ágil possível, para que se possa voltar com as atividades normalmente no mais breve período de tempo e com o menor prejuízo possível. Para que isso aconteça, é importante mapear todas as atividades, sistemas e processos que envolvem o funcionamento do negócio.

 

5 – Soluções de segurança da informação

Como práticas para proteger a segurança da informação da sua empresa, recomendamos a utilização de um firewall e o de uma plataforma de antivírus. Vale destacar que educar seus colaboradores sobre o uso de tecnologia é imprescindível, uma vez que muitos ataques ocorrem via e-mail, ter boas políticas de segurança, como já destacado anteriormente, e protocolos de segurança também são importantes para garantir a proteção de sistemas.

 

6 – Otimização de processos

Com tantas tecnologias disponíveis no mercado hoje, capazes de dar suporte aos processos mais diversos dentro da área de TI, desde a identificação até a criação de plano para eliminação de incidentes. Ao aplicar essas medidas na sua empresa, você estará desenvolvendo uma gestão pró-ativa, onde não espera que os incidentes ocorram para atuar e sim os monitora, assim a equipe passa a ter mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas para o negócio.

 
Seguindo esses passos, utilizando tecnologias de monitoramento de ambientes como TI, ter uma equipe de NOC à prevenção e atuação em incidentes e instruindo os usuários sobre melhores práticas, você terá uma gestão proativa, capaz de diminuir bastante o número de incidentes de TI.

 
Implantação de NOC

A equipe de NOC pode ser interna ou terceirizada, aqui na InterOp temos profissionais especializados no fornecimento de serviços de infraestrutura, com equipes de NOC dedicadas 24×7. Tem interesse em monitorar seu ambiente contra incidentes de TI, então fale conosco e conheça nossos modelos de serviço!

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