Entenda como proteger seu Pen drive de ameaças virtuais

Passo a Passo para criptografar os dados do seu Pen Drive. Entenda como se proteger seus dados contra pessoas mal-intencionadas.

Cristiano PalharesCristiano Palhares
Como proteger Pen drive

O uso de Pen drives facilitou muito a nossa vida, a portabilidade trazida pelo dispositivo é inegável, mas muitas vezes acabamos esquecendo que ao inserir o dispositivo em qualquer computador, ficamos vulneráveis a vírus ou programas maliciosas. Nesse artigo, vamos te ensinar o que é criptografia e um método de criptografar seus dados e como proteger seu Pen drive.

 

O que é criptografia e como ela funciona?

A cifragem na troca de mensagens já era utilizada desde 58 a.C, na época do imperador Júlio César. Era um tipo de cifra que substitua cada letra de um texto por outra, deslocado três letras à direita. Por exemplo, a frase “avançar tropas” ficaria “dydqfdu wursdv”.

 

 
A Cifra de César não foi a primeira, mas tornou-se um dos métodos mais famosos de proteção de informações da antiguidade.

Em linhas gerais, a criptografia é um conjunto de técnicas para impedir o acesso não autorizado a determinados dados. Nela, as informações são transformadas em um emaranhado de caracteres impossível de ser compreendido, que só pode ser lido com a chave de decriptação. Além disso, garante a integridade de arquivos, detectando modificações de dados. Claro que os protocolos atuais são bem mais complexos que a Cifra de César.

Criptografar seus dados é importante, por mais que você tenha criado um backup ou senhas seguras, pois ele garante privacidade, proteção e seguridade a sua propriedade intelectual. Também conhecido como criptografia de endpoint, que basicamente, adiciona uma camada extra de proteção para as informações confidenciais em seu computador e dispositivos como USB, CD, DVD ou pastas e arquivos específicos.

 

Fazendo uso do BitLocker para criptografar dados

O Bitlocker é uma ferramenta de criptografia da Microsoft, disponível no Windows Vista, Windows 7, 8 e 10. O recurso permite encriptar o disco rígido do computador ou uma mídia removível, assim protegendo os documentos e arquivos contra o acesso não autorizado.

Quando ativado, o sistema codifica informações e impede que hackers façam uso delas sem inserir a chave definida pelo usuário. A partir do Windows 7, a Microsoft incluiu a funcionalidade BitLocker To Go, que é capaz de proteger unidades de dados externas, como pen drives e HDs portáteis.

A criptografia da unidade de disco com o BitLocker impede que usuários não autorizados violem a proteção dos dados do Windows em computadores perdidos, roubados ou desativados de maneira inadequada. Todos os arquivos do usuário e do sistema são criptografados, incluindo arquivos de swap e de hibernação. Novos arquivos passam pela encriptação de forma automática. No entanto, se você copiar esses arquivos para outra unidade ou outro computador, eles são descriptografados automaticamente.

 

Como proteger seu Pen drive

Abaixo te ensinamos o passo a passo de como criptografar seu Pen drive, assim o protegendo contra bisbilhoteiros e pessoas mal-intencionadas. O processo de criptografia pode demorar, dependendo do tamanho da sua unidade.

 

Passo 1

Inserir Pen drive no computador. Vá no menu Iniciar, clicando no logo do Windows, localizado no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, um pequeno menu vai aparecer, digite Painel de Controle.

 
Fig. 1 – Clique em Iniciar Fig. 2 – Digite Painel de Controle

 

Passo 2

Procure pelo aplicativo Criptografia de Unidade de Disco BitLocker.

 

Fig. 3 – Criptografia de Unidade de Disco BitLocker
Fig. 3 – Criptografia de Unidade de Disco BitLocker

 

Passo 3

Localize a unidade do Pen drive neste exemplo, é a unidade F: e clique no link Ligar BitLocker.

 

Fig. 4 – Janela principal do recurso BitLocker
Fig. 4 – Janela principal do recurso BitLocker

 

Passo 4

Aguarde alguns segundos para que o BitLocker inicie o Pen drive. Na janela a seguir, marque a caixa “Usar senha para desbloquear unidade” e crie uma senha forte. Clique no botão Avançar.

 
 Fig. 5 – Preparando para criptografia Fig. 6 – Criação da senha que irá proteger o pen drive

 

Passo 5

Em seguida, escolha uma forma de armazenar a chave de recuperação – salvar o código em um arquivo ou imprimi-lo – e clique em Avançar.

 

 

Fig. 7 – Escolha do método de armazenamento da chave de recuperação
Fig. 7 – Escolha do método de armazenamento da chave de recuperação

 

Passo 6

Certifique-se de que todos os arquivos do Pen drive estão fechados e pressione o botão Iniciar Criptografia.

 

Fig. 8 – Confirmação do início da criptografia
Fig. 8 – Confirmação do início da criptografia

 

Passo 7

Aguarde o processo de criptografia – o tempo varia conforme o tamanho da unidade, demorando em média 30 minutos. Ao terminar, pressione o botão Fechar.

 

Fig. 9 – Janelas durante e ao final da criptografia do pen drive com BitLocker

 
Pronto, seu Pen drive está criptografado e agora requer uma senha para acessar seus dados, caso você não se lembre é possível utilizar a chave de recuperação. O ideal é que você tenha uma cópia local dos seus documentos no HD do computador, ao mesmo tempo, sincronize o seu PC ou apenas os arquivos mais importantes na nuvem. Desse modo, se algo acontecer com o seu HD externo e ele for danificado, você ainda terá os seus dados salvos na nuvem.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: