Como usar o Power BI: os segredos para extrair todo o potencial da ferramenta

Você sabe como usar o Power BI? Essa ferramenta relevante para os negócios tem sido muito utilizada em data science. Essa habilidade é valorizada no mercado atual, visto que vivemos em uma era dominada pelos dados provenientes de várias fontes. No cenário organizacional, existem várias ferramentas disponíveis de data science e a mais conhecida e […]

Jaiana Pias
Como usar o Power BI: extraia o potencial da ferramenta

Você sabe como usar o Power BI? Essa ferramenta relevante para os negócios tem sido muito utilizada em data science. Essa habilidade é valorizada no mercado atual, visto que vivemos em uma era dominada pelos dados provenientes de várias fontes.

No cenário organizacional, existem várias ferramentas disponíveis de data science e a mais conhecida e utilizada é o Power BI. Apesar de ser intuitiva, é preciso aprender a manusear a plataforma para garantir bons insights e decisões assertivas.

A seguir, preparamos um conteúdo exclusivo para destacarmos o que é o Power BI, quais os seus principais benefícios e como utilizar esse mecanismo a favor dos seus negócios.

Acompanhe!

Para iniciar: o que é Power BI?

O Power BI trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft especializada em análise, avaliação e visualização de dados.

Essa plataforma tem ganhado espaço no mercado, pois se destaca pela simplicidade de fornecer um amplo conjunto de ferramentas que ajudam as organizações a gerarem dashboards e relatórios interativos.

Baseado em dados coletados de diferentes fontes, os documentos desenvolvidos pela ferramenta são aliados para o crescimento dos negócios, pois ajudam as organizações a terem insights exclusivos e a realizarem decisões assertivas.

Em resumo, podemos afirmar que o Power BI tem como objetivo facilitar a visualização dos dados e melhorar a forma pela qual as apresentações são feitas.

Power BI x Excel: por que abandonar as planilhas?

Dentro do espaço corporativo, o Excel era uma ferramenta utilizada para a análise de dados. Ela garantiu muitas ações importantes, mas com o passar do tempo e a nova realidade das empresas, ela se tornou limitada.

Analisando o cenário, primeiramente, as planilhas que contam com muitas linhas se tornam pesadas. Além disso, o Excel é mais voltado para análises rápidas e urgentes.

Essas características ampliam a importância do Power BI. A plataforma apresenta o diferencial de trabalhar com um amplo volume de dados, proporcionando acompanhamento das métricas e favorecendo a realização de análises complexas.

Além disso, o Power BI é acessível e fácil de usar, pois conta com uma interface prática, intuitiva e dinâmica. Vale destacar ainda que a ferramenta facilita a visualização e análise das informações, sendo uma grande aliada para as tomadas de decisões estratégicas nas empresas.

Como instalar o Power BI?

A instalação do Power BI é uma tarefa simples e rápida. Esse é mais um motivo para você aproveitar o poder de uma gestão baseada em dados. Para fazer a instalação da ferramenta, basta seguir os passos:

  • Realize o pedido no site da InterOp e faça o download da ferramenta;
  • Clique no botão seguinte, leia e escolha o seu contrato de licença;
  • Escolha a pasta de instalação do Power BI;
  • Clique no botão instalar para começar a integração;
  • Inicie o programa.

O potencial do Power BI: 5 vantagens da plataforma da Microsoft

O Power BI é uma ferramenta com potencial para impulsionar o crescimento de todas as áreas e pode ser utilizado por diversos especialistas, como cientistas de dados, gestores, desenvolvedores e profissionais de vendas e marketing.

Isso acontece porque a plataforma proporciona vários benefícios para gestores, líderes e profissionais de segmentos distintos.

A seguir, separamos as principais vantagens da plataforma. Leia com atenção:

1. É fácil de implementar e usar

A instalação do Power Bi é simples! Além de não ser complexa para utilizar e instalar, a plataforma pode ser utilizada logo à instalação. Dessa forma, o seu negócio garante resultados, dados precisos e visualização das estratégias para o futuro.

2. Pode ser acessado de qualquer lugar

Com operação na nuvem, a ferramenta pode ser utilizada em diferentes dispositivos. Entre eles smartphones, tablets, computadores e entre outros. Para ter acesso ao sistema, é necessário apenas estar conectado a uma rede de internet.

Desse modo, podemos dizer que o Power BI proporciona flexibilidade aos negócios, acessando os materiais de onde estiver e em tempo real.

3. Facilita o compartilhamento de dados e a colaboração

A ferramenta facilita o monitoramento e o repasse de informações em tempo real. Mesmo que os dados possam se modificarem, eles serão atualizados de forma automática, facilitando o trabalho de análise e o compartilhamento dos registros.

4. Suporta pesquisa em linguagem natural

Por meio do Power Q&A (perguntas e respostas), o Power BI possibilita a realização de pesquisas em linguagem natural. O resultado das buscas pode ser convertido em tabela ou em forma de gráfico, conforme a exigência de cada demanda.

5. Conta com dashboards personalizáveis e interativos

O Power BI conta com um amplo conjunto de dashboards personalizáveis e interativos. Eles facilitam a visualização e a análise dos dados, contribuindo para a tomada de decisões assertivas nas organizações.

Como usar o Power BI: passo a passo para começar a extrair o potencial da ferramenta

O Power BI abre um universo de possibilidades no que se refere à análise de dados. A ferramenta ajuda as empresas a terem acesso a insights inéditos, favorecendo o desenvolvimento de soluções inovadoras e facilitando a implementação de uma cultura Data Driven nas empresas.

Por essas razões, vamos fornecer dicas que vão lhe ajudar a utilizar a ferramenta de forma estratégica, mesmo sendo iniciante.

1. Conecte e importe os dados desejados

O primeiro passo deve ser a importação os dados desejados para fazer as análises na plataforma. Vale destacar que as informações podem ser provenientes de diversas fontes e a própria ferramenta proporciona a captação desses dados.

Sendo assim, o Power BI apresenta a vantagem de possibilitar a importação de dados provenientes de uma planilha de Excel, ampliando, ainda mais, a sua capacidade de analisar informações.

2. Consulte os dados para criar relatórios

Na sequência, é hora de consultar as informações, analisar e desenvolver relatórios personalizados.

Essa é uma das etapas mais importantes para o seu projeto, assim o desenvolvimento de um bom relatório vai ajudar você a apresentar informações objetivas e de fácil interpretação.

Dessa maneira, é possível ajudar as empresas a tomarem decisões inteligentes e a crescerem no mercado competitivo.

3. Entenda o que é DAX no Power BI

O DAX faz referência a um conjunto de funções que podem ser utilizadas em uma fórmula ou expressão, visando calcular e retornar alguns valores.

Trata-se de um dos conceitos mais relevantes para utilizar a ferramenta, pois ajuda os profissionais a criarem informações e analisarem mais dados.

4. Publique e compartilhe o relatório na nuvem

Você pode escolher o modelo de visualização desejado dentre os que estão disponíveis na ferramenta. Após a escolha do layout, basta publicar e compartilhar o relatório na nuvem.

5. Adicione permissões para que outros usuários colaborem

O Power BI possibilita que você adicione permissões para que outras pessoas possam colaborar com o projeto. Essa propriedade ajuda a otimizar a segurança da informação na empresa, pois somente as pessoas autorizadas terão acesso aos relatórios.

A ferramenta, portanto, proporciona confidencialidade e a disponibilidade dos dados, dois dos princípios gerais da segurança da informação.

Quer implementar o Power BI? A InterOp é sua parceira nessa jornada

Neste artigo, você aprendeu como usar o Power BI para ajudar o seu negócio a obter insights e realizar as melhores decisões. E a InterOp está aqui para te ajudar, somos parceiros Gold da Microsoft em BI.

A InterOp possui uma equipe altamente qualificada para auxiliá-lo em todas as etapas de BI e Data Science. Quando o assunto é Business Intelligence, vamos além, e personalizamos o BI para as necessidades de cada setor e organização, com a plataforma que o seu negócio deseja.

Esse é apenas o início! Continue explorando outros conteúdos da InterOp, em nosso blog, e descubra todo o potencial da ferramenta. Para ir além, entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba como iremos lhe ajudar a aproveitar a ferramenta nos seus negócios.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: