Conheça as principais ferramentas de chat para comunicação corporativa

As plataformas para comunicação corporativa via Chat são essenciais para o dia a dia das organizações. Entenda os prós e contras das principais opções disponíveis no mercado.

Luzia MendesLuzia Mendes
Principais ferramentas de chat para comunicação corporativa

A comunicação corporativa, seja com seus colaboradores (interna) ou com seus clientes (externa), é uma demanda inquestionável do mundo digital e conectado em que as empresas modernas precisam estar presentes.

Hoje, não basta criar produtos de qualidade a um preço competitivo. É preciso se relacionar de forma adequada tanto para manter colaboradores engajados e aumentar produtividade como para proporcionar a melhor experiência de compra possível. E isso, certamente, passa pelas interfaces de comunicação oferecidas pelas empresas.

Nesse contexto, plataformas de mensageria como Skype, WhatsApp, Telegram, Slack, Microsoft Teams e Rocket.Chat surgem como ferramentas importantes para facilitar a comunicação corporativa. Continue acompanhando o artigo para entender como escolher ou empregar melhor estas ferramentas de chat para comunicação empresarial.

 

Quais são as principais ferramentas de chat disponíveis?

Existem diversas opções de ferramentas de comunicação empresarial. Algumas delas são focadas na comunicação interna, outras focadas no consumidor final. Além da divisão de público, também existem ferramentas focadas em diferentes finalidades, como comunicação via chat, conferências para reunião ou webinar (voz e vídeo) e sistemas de atendimento ao cliente e registro de atividades.

As ferramentas de chat são as mais difundidas, pois são as mais simples de utilizar. Além disso, muitas delas já são utilizadas para comunicação pessoal, o que simplifica sua adoção. A seguir explicamos o funcionamento das principais delas focadas em chat:

 

Slack

Slack é uma ferramentas muito utilizada para comunicação interna nas organizações, principalmente por empresas de tecnologia. Na prática funciona como um IRC que agrupa conversas em canais, o que facilita a organização do chat. O Slack é um serviço em cloud, não sendo possível sua instalação on premise.

Na sua versão free possui uma limitação relacionada ao histórico, que permite o armazenamento de no máximo 10 mil mensagens. Apesar de parecer bastante, é uma quantidade muito pequena para empresas com mais de 20 funcionários.

O Slack está sendo muito noticiado na mídia pelo seu anúncio de IPO que ocorrerá em breve. A expectativa é que a empresa seja avaliada em até $10 bilhões na sua entrada na bolsa de valores.

 

Telegram

O Telegram é uma ferramenta de chat concorrente do Whatsapp, difundida tanto entre usuários finais como no ambiente corporativo. Um dos motivos da sua popularização se deu, principalmente, pelas suas funcionalidades de segurança e criptografia, além da sua API aberta que potencializou a criação de diferentes tipos de sistemas de ChatBot.

Hoje é a plataforma com maior desenvolvimento de bots do mercado. Desde sua criação foi desenvolvido com apps nativos para desktop, smartphones e tablets, além da versão browser. Para conhecer mais sobre suas APIs, consulte o site.

 

Rocket.Chat

Rocket.Chat é a bola da vez dos sistemas de mensageria via Chat! É uma startup brasileira que recentemente recebeu aporte internacional e que possui clientes como Nasa, Caixa Econômica Federal, RedHat, Havan, Intel e Samsung.

É um sistema Open Source gratuito que se propõe a ser a plataforma única para comunicação corporativa devido a sua poderosa integração com diferentes sistemas. Ou seja, mesmo que os usuários utilizem outras ferramentas como Slack, Telegram ou Skype, o Rocket.Chat faz a integração dessas plataformas em interface única. Além disso, pode ser contratado como serviço cloud ou ser instalado on premise. 

Semelhante ao Slack, utiliza um sistema de chat por canais que organiza as conversas e permite reunir os profissionais em grupos específicos, organizados por departamento, projeto ou mesmo para uma thread de discussão. Isso contribui bastante para o aumento da produtividade das empresas, pois a comunicação é direcionada.

Apesar de ser totalmente gratuito, também possui um licenciamento que agrega outras funcionalidades como auditoria de mensagens, integração OmniChannel, conversão de texto para áudio, tradução em tempo real e suporte 24/7. No roadmap para 2018, está outra poderosa funcionalidade da versão PRO/Enterprise: a federação, que permite integrar a comunicação entre diferentes Rocket.Chats implementados em diferentes empresas.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre essa ferramenta, a InterOp oferece serviços relacionados a implementação e licenciamento do Rocket.Chat.

 

Microsoft Teams

A Microsoft tem buscado oferecer soluções cada vez mais integradas ao seu pacote Office 365. Nesse contexto, desenvolveu o Teams, uma plataforma de comunicação que se integra com todos as aplicações da suite.

Como o próprio site diz, se propõe a ser um Hub para trabalho em equipe. Isso é potencializado com a integração de seus sistemas de armazenamento de arquivos (OneDrive), videochamadas (Skype) e de produtividade (Word e Excel).

Possui uma organização por canais, mas que também agrega a visão multi-aplicações. É uma ótima escolha para empresas que já adotam ou querem adotar o Office 365, pois está incluso em seu licenciamento. A InterOp também faz implementação e comercializa licenças do Teams via Office 365. Para saber mais acesse a página do produto.

 
Implementação Office 365

 

Whatsapp for Business

Por ser o aplicativo de chat mais popular no Brasil, muitas empresas acabam optando por ele para utilizar como interface de comunicação com seus clientes. Entretanto, possui uma série de limitações que impedem de ser utilizado para uma comunicação mais profissional.

Entre as funcionalidades da versão corporativa do Whatsapp for Business estão a possibilidade de criar labels para organizar contatos, respostas rápidas/automáticas, além de um sistema de relatórios que gera estatísticas de uso.

 

Chat Widgets

Além dos sistemas mais tradicionais de mensageria via Chat, também existem os chats widgets que são embarcados nos sites das empresas. Criando uma janela de chat no site, funcionam como uma forma de coletar leads (potenciais clientes), feedbacks ou até para atendimento de suporte, geralmente utilizando chatbots para automatizar essas tarefas.

Entre as ferramentas disponíveis de chat widgets estão: LiveChat (da Rocket.Chat), ZenDesk, Tawk e a brasileira HiPlatafform. Vale conferir o site de cada um desses apps para entender os benefícios específicos de cada um.

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