Conheça as principais ferramentas OpenSource para DevOps

O objetivo deste post é falar um pouco das principais ferramentas DevOps, com foco principal nas soluções open source.

Luzia MendesLuzia Mendes
ferramentas devops

DevOps é um movimento cultural das empresas que se apropria de novas tecnologias para melhorar a integração entre desenvolvimento e operações, historicamente duas áreas separadas dentro das organizações.

Os profissionais que atuam no modelo DevOps utilizam uma série de ferramentas para automatizar as estapas no processo desenvolvimento de software, como versionamento de códigos em desenvolvimento e configurações de infraestrutura, testes automatizados, deploys, controle e execução de processos, virtualizações e monitoramento.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma explicação mais detalhada sobre o conceito de DevOps:

 

Ferramentas DevOps (Open Source)

O objetivo deste post é falar um pouco das principais ferramentas Open Source para DevOps. Para isso, separamos as principais ou mais conhecidas no mercado. Confira nossa lista:

 

Gitlab

O Gitlab é um conhecido sistema para controle de versão, permitindo criar e gerenciar múltiplas versões de código, além de realizar e auditar alterações e comparar as mudanças.

 

Puppet

O Puppet é uma ferramenta utilizada para realizar o gerenciamento de configuração e instalação em um servidor. Criado pela Pupper Labs, tem o bjetivo de automatizar o processo de entrega de software, permitindo o provisionamento e orquestração de máquinas físicas ou virtuais.

 

Ansible

O Ansible é uma solução de automação de TI que simplifica a automatização e o provisionamento em nuvem do gerenciamento de configurações e instalação de um servidor. Além disso, ajuda a modelar sua infraestrutura, descrevendo a inter-relação entre todos os sistemas e gerenciando todos eles de modo centralizado.

 

Jenkins

Criado para ser uma aplicação web de integração contínua, o Jenkins é utilizado para automatizar testes e criar os artefatos de um projeto de software. Permite que um sistema seja construído, compilado e testado em ambiente separado e independente do desenvolvimento. Além disso, possibilita a definição de pipelines executados condicionalmente a conclusão de uma etapa anterior.

 

Vagrant

Com a ideia de automatizar a criação e provisionamento de máquinas virtuais, o Vagrant permite criar ambientes completos para desenvolvedores, seja em VMs Linux ou Windows.

 

oVirt

Outro software para gerenciamento de máquinas virtuais, o Ovirt foi projetado para alta disponibilidade e é uma alternativa Open Source para o VMWare.

 

Docker

O Docker é uma plataforma de código aberto, criada pelo Google, que permite criar ambientes isolados. Esses ambientes isolados são conhecidos como containers e prometem maior velocidade na disponibilização do software – até sete vezes mais do que a virtualização convencional. Uma das grandes vantagens é a sua modularidade, que permite desabilitar parte de um aplicativo.

 

Zabbix

Uma das atividades de um processo de DevOps é a monitoração dos ambientes. O Zabbix é uma ferramenta que monitora servidores e ativos de redes. Ou seja, caso ocorra uma indisponibilidade em seu servidor físico ou em nuvem, a ferramenta gera notificações para que sejam tomadas medidas corretivas. Além disso, permite definir alertas baseados em gatilhos, como alteração de estado, mínimas e máximas.

 
Implementação DevOps

 
Gostou do post? Então assine a nosa newsletter abaixo e fique por dentro das principais novidades relacionadas à gestão e tecnologia da informação.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: