Gestão de acessos e privilégio: controle avançado para proteger seus dados

Toda empresa lida com diversos tipos de dados e alguns são mais sensíveis do que os outros. Essa realidade abre espaço para um processo que chamamos de gestão de acessos: o responsável por garantir que cada usuário veja apenas o que pode e realmente precisa. Qual o sentido de um colaborador de marketing ter acesso […]

Annielly Outmarketing
Gestão de acessos e privilégio: controle avançado para proteger seus dados

Toda empresa lida com diversos tipos de dados e alguns são mais sensíveis do que os outros. Essa realidade abre espaço para um processo que chamamos de gestão de acessos: o responsável por garantir que cada usuário veja apenas o que pode e realmente precisa.

Qual o sentido de um colaborador de marketing ter acesso a dados financeiros? Ou de um gestor de TI conseguir acessar o planejamento para o lançamento de um novo produto?

Algumas informações merecem ser protegidas com mais atenção e é sobre isso que falaremos neste conteúdo. A seguir, você entende como funciona a gestão de privilégios e aprende a implementá-la em seu negócio sem errar. Acompanhe!

O que é gestão de acessos?

A gestão de acessos é um processo avançado de Segurança da Informação responsável por controlar, autenticar, autorizar e auditar o acesso a aplicativos e sistemas de TI.

Também conhecida como gerenciamento de privilégios, engloba diferentes processos, políticas e ferramentas para gerenciar identidades eletrônicas e digitais. Assim, ao investir nessa solução, o gestor de TI consegue controlar quais usuários podem ver, alterar e compartilhar dados críticos.

Quer um exemplo prático? Com a gestão de acessos, é possível garantir que todos os gestores tenham acesso à aprovação do ponto de seus subordinados, mas nem tanto a ponto de aprovar seus próprios dados.

É importante destacar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) lista diretrizes para que os dados pessoais de clientes e usuários sejam protegidos. Por isso, todo negócio deve investir nesse controle para evitar vazamento de informações.

Qual a importância do controle de acessos?

Você sabia que o Brasil lidera o ranking de roubo de credenciais na América Latina? Em 2022, o país foi responsável por 55% das mais de 6 milhões de ocorrências.

Além disso, segundo estudo da Beyond Trust, a categoria de elevação de privilégios dominou o cenário de vulnerabilidades da Microsoft em 2022, com 55% do total de ocorrências.

Essas estatísticas são grandes indícios da importância de investir em gestão de acessos. Mas isso não é tudo! Existem diversos bons motivos para implementar o gerenciamento de credenciais em sua empresa:

  • Concessão de privilégios de acesso conforme a política da empresa;
  • Autenticação, autorização e auditoria de todos os usuários e acessos;
  • Evita o aumento desordenado de privilégios e suas consequências;
  • Garante o cumprimento da legislação em vigor;
  • Redução dos riscos de violações de dados internos e externos.

O que não pode faltar em um sistema de gestão de acessos?

A automação do controle de acessos garante que a empresa seja mais ágil e eficiente no gerenciamento de seus ambientes. Afinal, a tecnologia reduz o esforço, o tempo e o dinheiro necessários para a tarefa.

A maior parte das soluções de gerenciamento de acesso contam com ferramentas para administrar privilégios, além de monitorar tentativas de login e outras atividades. Exatamente por isso, são essenciais para a proteção de dados empresariais.

Os sistemas mais eficientes contam com tecnologias e recursos estratégicos para o dia a dia do negócio. Entre os mais valiosos, podemos destacar:

  • Captura e registro de informações de login;
  • Autenticação de dois fatores;
  • Autenticação multifator;
  • Gerenciamento de acesso privilegiado;
  • Monitoramento e bloqueio de sessões.

Tudo isso permite que o negócio opere com segurança, sabendo que seus dados estão protegidos. Afinal, apenas as informações necessárias serão compartilhadas com o usuário.


Leia também: Monitoramento de tráfego de rede: visibilidade em tempo real para o seu negócio crescer 


Como a InterOp pode te ajudar?

A InterOp é uma empresa de TI com mais de 3 décadas de existência. Essa experiência nos dá uma visão ampla dos desafios das empresas modernas, especialmente do ponto de vista da Segurança da Informação.

Sabemos que os gestores de TI estão em constante pressão e que proteger os dados é um dos seus maiores deveres. Por isso, nos esforçamos para sermos um parceiro estratégico.

Atuamos de forma consultiva, para ajudá-lo a entender suas necessidades e estruturar uma política eficiente de gestão de acessos e privilégios. Do planejamento à escolha, implementação e gestão da ferramenta ideal, estaremos ao seu lado!

BeyondTrust: conheça o parceiro da InterOp para gestão de privilégios

Um bom sistema de gestão de privilégios automatiza o controle e facilita a auditoria de todos os ativos. Pensando nisso, a InterOp firmou parceria com a BeyondTrust, referência nesse tipo de tecnologia.

A solução é altamente estratégica e tem tudo o que sua empresa precisa para garantir uma proteção avançada das suas informações. Veja:

Proteção e atualização de senhas

Seus usuários trocam a senha com frequência? Embora seja essencial, poucas pessoas cumprem essa orientação. Porém, com o a tecnologia da BeyondTrust fica mais fácil garantir a proteção e atualização das credenciais:

  • Programe a troca das senhas para evitar vazamentos;
  • Alterne chaves SSH de forma automática;
  • Garanta senhas fortes, definindo e aplicando uma política com requisitos complexos;

Monitoramento, auditoria e gravação de sessões com privilégios

Tenha visibilidade sobre as sessões de usuários com privilégios e garanta uma proteção eficiente de dados críticos e estratégicos para o negócio:

  • Controle duplo que dá ao gestor a opção de bloquear, encerrar ou bloquear uma sessão;
  • Gravação de sessões em tempo real;
  • Relatórios para auxiliar em auditorias internas e externas;
  • Receba alertas de acessos e sessões suspeitas em tempo real;
  • Crie uma lista negra de comandos.

Com a InterOp, seus dados estão sempre protegidos

Como vimos, a gestão de acessos e privilégios determina a quais dados, aplicativos e ambientes cada usuário tem permissão para ver, alterar e compartilhar. Em um cenário de aumento do vazamento de dados, isso é cada vez mais importante.

Se esse é um desafio em seu negócio, conte com a InterOp. Temos uma equipe dedicada e experiente para ajudá-lo em todas as etapas e garantir uma operação mais segura.

Entre em contato agora mesmo e tenha uma consultoria personalizada para as suas demandas!

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: