História da Informática

Conheça alguns dos equipamentos e tecnologias mais marcantes a história da informática.

Equipe Interop

A Informática é a ciência que dos computadores e dispositivos que processam dados e tratam informações. Estes dispositivos são as ferramentas físicas utilizadas pelas pessoas ao operarem sistemas de informação. Continue lendo para conhecer os momentos que marcaram a história da informática.

O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto, data em que foi apresentado o primeiro equipamento nomeado de computador em 1946 nos EUA.

A evolução tecnológica iniciada com esses primeiros equipamentos permitiu um salto nas formas como os seres humanos interagem entre si, no trabalho e na sua relação com o mundo.

Hoje, a informática e seus equipamentos fazem parte da vida da maioria das pessoas, como ferramentas de trabalho e como facilitadores de atividades diárias. Do primeiro equipamento lançado até hoje, a evolução tecnológica foi enorme.

🖥 ENIAC, o primeiro computador

O desenvolvimento do ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer) começou em 1943 durante a II Guerra Mundial, a pedido do exército dos EUA, para computar trajetórias táticas. Equipes majoritariamente femininas realizavam estas atividades, que exigiam conhecimento substancial em matemática e agilidade nos cálculos.

Somente em 15 de Agosto de 1946, John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, apresentaram o primeiro computador ao mundo. Porém, o ENIAC não ficou pronto em tempo de cumprir sua missão inicial. Tendo sido fundamental para o desenvolvimento da primeira bomba de hidrogênio.

Pesando cerca de 30 toneladas e ocupando uma área de 180m², seu sistema operacional funcionava com cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar da evidente diferença entre o ENIAC e as máquinas atuais, os conceitos básicos da sua arquitetura de hardware permanecem praticamente os mesmos até hoje.

Mulher opera o ENIAC

⌨️ A história do Altair 8800

O Altair 8800, de Ed Roberts, escreveu seu nome na história ao ser veiculado na Popular Eletronics – a principal revista de tecnologia da época – como o primeiro kit de minicomputador que poderia ser montado por hobbystas com experiência mediana.

O Altair 8800 era baseado em um processador Intel 8080, com clock de 2MHz e 256 BYTES de memória. (..)O barramento era de 16 bits então o 8080 podia endereçar até incríveis 64KB de memória(…).

O Intel 8080 foi o chip usado e o kit desmontado custava US$1920, tornando-se objeto de desejo possível para os entusiastas da computação. Pois, na época, computadores eram grandes e absurdamente caros e mesmo nos cursos de programação, tudo era feito em papel. Apenas os mais sortudos tinham a chance de rodar os programas em um computador real.

Altair 8800

Outra grande quebra de paradigma foi a arquitetura de barramentos. Ou seja, para que não fossem mais necessárias 4 placas empilhadas, o Altair 8800 possuía 18 slots para placas RAM, CPU, lógica auxiliar, etc.

Assim, dentre os possíveis usos para o Altair 8800, estavam:

  • Calculadora científica
  • Sistema de aquisição de dados multicanal
  • Sistema de alarme
  • Controlador de máquinas industriais
  • Piloto automático para aviões e barcos
  • Cérebro para um robô

A expectativa incial era vender até 200 unidades do Altair 8800. Porém, em um mês após a publicação do artigo na Popular Eletronics, já haviam sido feitos 1000 pedidos. Sucesso total!

O Altair 8800 teve papel crucial na história informática e da Microsoft, tendo sido o primeiro computador onde Bill Gates e Paul Allen testaram a primeira versão do BASIC.

🍎 Apple I

Fundada em 1º de abril de 1976 pelos amigos Steve Jobs e Steve Wozniak, começou com muitos projetos e nenhum dinheiro. O objetivo era ter uma máquina pessoal a qual o usuário pudesse simplesmente ligar e começar a programar, sem burocracia. Isto pode parecer óbvio, mas a HP não teve interesse no primeiro protótipo do Apple I.

Apple I

A Apple orientou o desenvolvimento dos seus equipamentos ao uso pessoal – a facilidade do uso sempre foi um dos principais pilares da empresa. “O Apple II criou o mercado de computadores”, escreveu Mike Swaine em Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer (McGraw-Hill, 2000). Anos mais tarde, em 2007, a Apple foi mais uma vez pioneira, ao lançar o primeiro iPhone.

Marcada pela personalidade ímpar e a genialidade do seu fundador Steve Jobs, a Apple se viu envolvida em diversas crises e escândalos ao longo da sua história. Porém, a qualidade dos produtos e as relevantes inovações que entregou ao mercado, a mantém como uma das fabricantes mais relevantes da história da informática.

📡 História da Internet

Quando os dispositivos se tornaram portáteis e a internet se tornou sem fio, a história da informática deu um salto sem precedentes! Notebooks e smartphones viraram itens obrigatórios para a imensa maioria das pessoas em todo o mundo. Os aplicativos trouxeram habilidades para a palma das mãos, e as redes sociais tornaram-se a janela do mundo.

Muito além do Instagram e muito antes do protocolo http, neste infográfico da TecMundo é possível visualizar a história da internet:

historia da internet

 

🐧 Linus Torvalds

Se Bill Gates entrou para a história da informática – e do mundo – ao desenvolver o BASIC e o Windows, Linus Torvalds foi o gênio por traz do Unix. Apesar de o sistema operacional mais utilizado em datacenters não ser tão popular como seu primo da Microsoft, sua relevância pode ser considerada até maior.

Neste vídeo do canal The Linux Foundation, o engenheiro de software e criador do kernel Linux, Linus Torvalds faz um tour pelo seu Home Office. Um registro bastante pessoal dessa mente brilhante e marcante da história da informática:

🤖 IoT e Inteligência Artificial

Dentre as tecnologias emergentes do nosso século, duas merecem atenção especial: a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial. O potencial destas tecnologias é ainda maior quando operam em conjunto, permitindo ainda maior otimização dos processos.

Combinadas aos dispositivos portáteis e catapultadas pela internet 5G, estas tecnologias começam a escrever o mais novo capítulo da história da informática: a era da Inteligência Artificial.

Manter a história viva é essencial para a evolução e refletir sobre a realidade nos ajuda a construir o futuro.

Por fim, aqui na InterOp não somos tão antigos quanto o ENIAC, mas participamos de precursores projetos de mainframes e fibra ótica na década de 90. De lá pra cá, acompanhamos o desenvolvimento da tecnologia e nos antecipamos às novas soluções que surgem todos os dias.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: