Como migrar sua operação para Home Office

Manter equipes produtivas e engajadas são desafios constantes no modelo de home office. Neste artigo, trazemos algumas dicas para migrar sua operação para o trabalho remoto.

Equipe InteropEquipe Interop

Nos encontramos num cenário atípico, onde uma pandemia nos obrigou a ficar em casa. As empresas, no meio disso, tiveram que migrar de forma abrupta para o trabalho remoto e muitas ainda não se encontram preparadas para lidar com os diversos desafios que envolvem esse modelo de home office.

Neste artigo, traremos algumas dicas de como lidar com essa nova fase, explicaremos os principais desafios e apresentaremos algumas ferramentas que podem dar suporte a esse tipo de modelo de trabalho. Acompanhe nosso artigo e descubra como migrar sua operação para Home Office!

Desafios Home Office

O trabalho remoto já é uma realidade para muitas empresas. Entre os principais adotantes estão os colaboradores da nova geração que prezam por uma maior qualidade de vida e experiências positivas na carreira profissional. Esse formato de jornada de trabalho também trás benefícios para a empresa uma vez que gera economia de recursos, tempo e dinheiro.

Contudo, trabalhar remotamente exige disciplina, uma vez que estar em casa pode permitir distrações. É importante manter uma rotina consistente e ter um local reservado para realizar sua tarefas, assim se torna mais fácil manter a concentração e o foco.

 

O que muda no trabalho remoto para o presencial

É importante ter em mente que o trabalho remoto é diferente do presencial. Migrar a forma de trabalho “as is” geralmente não é uma boa ideia, pois é um modelo diferente e que exige maior comprometimento e autoresponsabilidade.

Quando os profissionais estão em casa a rotina muda completamente. Muitas vezes a família, inevitavelmente, causa interrupções que não ocorreriam no trabalho presencial. É preciso que os gestores tenham a compreensão de que isso pode ocorrer, com até certa frequência.

Embora não seja um modelo que funcione para todos, o trabalho remoto pode aumentar a produtividade de profissionais que normalmente teriam que gastar muito tempo em deslocamento. Muitas vezes, esses profissionais já chegam desgastados à empresa.

Além disso, o conforto do lar e o ambiente familiar podem contribuir para motivação adicional. Entretanto, nem todos possuem estrutura adequada para executar suas atividades, incluindo internet de boa velocidade, cadeiras ergonômicas e monitores com regulagem de altura.

Outra diferença importante é que os líderes possuem uma responsabilidade ainda maior, pois precisam implementar um modelo de gestão que funcione para diferentes perfis. Normalmente são recomendadas reuniões diárias de curta duração para acompanhamento do andamento dos projetos.

Outra diferença significativa é que o desempenho deve ser avaliado por entregas. Nesse quesito, as metodologias ágeis podem ser uma boa fonte de inspiração para modernizar modelos de gestão tradicionais.

 

Dicas para melhorar a produtividade

Manter uma rotina de ações diárias é importante para que seu cérebro entenda e associe que, apesar de estar em casa, é hora de trabalhar. Seguem algumas dicas para que você consiga manter sua produtividade e eficiência que teria no escritório.

1) Local da casa para ser seu escritório: É importante ter um canto da casa organizado e silencioso para que você consiga realizar suas tarefas sem maiores distrações.

2) Sem interrupções: Não misture atividades, caso você esteja trabalhando, não pare suas atividades para realizar tarefas domésticas. Essas interrupções podem atrapalhar sua linha de raciocínio e desempenho. Tire um tempo específico para cuidar da casa e assim obtenha bons resultados em ambas tarefas.

3) Ergonomia: Ter um ambiente confortável que não gere futuros problemas de saúde é essencial. Cuide se sua cadeira está numa posição confortável, que não cause algum tipo de dor e que tenha os pés apoiados no chão. O monitor deve estar numa altura possível de enxergar a tela, sem movimentos bruscos e a luz do ambiente num nível em que você não precise forçar os olhos.

4) Roupas adequadas: Tomar um banho e colocar uma roupa para ‘sair para trabalhar’ já prepara seu cérebro, pois ficar de pijama traria a sensação que é hora do conforto e de descanso.

 

Ferramentas de apoio ao home office

Com a popularização deste modelo de trabalho, diversas ferramentas surgem para facilitar a gestão de equipes, aumentar a produtividade e tornar mais confortável o trabalho remoto.

A plataforma de produtividade da Microsoft, por exemplo, contribui muito por ser uma suíte completa de aplicações corporativas. Inclui as principais ferramentas do Office 365, como Excel, Word e Powerpoint, além do Exchange online, OneDrive, Sharepoint e o Teams.

Além de ser tudo na nuvem, permite uma integração nativa para que não haja dificuldades adicionais ao lidar com múltiplas plataformas.

Hoje, com o home office forçado, para muitas empresas, as ferramentas de videoconferência e chat corporativo são as principais soluções quando pensamos em teletrabalho.

O Microsoft Teams, por exemplo, possui todos estes recursos essenciais. Além disso, possibilitam uma melhor gestão de permissões e segurança. Isso é essencial para garantir a governança de dados da empresa e evitar riscos adicionais neste momento crítico.

 

Como a InterOp pode ajudar sua empresa?

Temos percebido que entre as principais dificuldades que as empresas estão tendo para migrar para este modelo de trabalho estão configuração inicial dos ambientes (telefonia Voip, VPN), migração das ferramentas on-premise para a nuvem, garantir a segurança dos ambientes e a monitoração de toda essa infraestrutura que está mais distribuída do que nunca.

Com nossos 26 anos de experiência em serviços de TI, temos ajudado muitas empresas neste momento em quatro áreas:

  • Preparação e configuração de ambientes para Home Office;
  • Implementação do pacote de produtividade em nuvem da Microsoft (Office 365);
  • Consultoria em segurança para Home Office;
  • Monitoramento 24×7 de sistemas e infraestrutura de TI.

 
Implementação Office 365

 
Se você está enfrentando qualquer dificuldade com o trabalho remoto, ou gostaria de garantir a segurança da informação, entre em contato com nossa equipe para conhecer condições especiais para este período.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Leitores também acessaram: