Pontos em comum entre os indicadores de TI e os relatórios estratégicos: descubra 7 maneiras para garantir uma boa performance

Ponto importante: eficiência operacional é algo que não pode ser ignorado! Os indicadores de TI são indispensáveis para atestar se o nível de performance está realmente alcançando as necessidades dos seus negócios. Fornecendo insights valiosos que impulsionam a tomada de decisões estratégicas, os indicadores de TI, combinados com relatórios estratégicos, revelam pontos fundamentais para a […]

Equipe Interop
Indicadores de TI

Ponto importante: eficiência operacional é algo que não pode ser ignorado! Os indicadores de TI são indispensáveis para atestar se o nível de performance está realmente alcançando as necessidades dos seus negócios.

Fornecendo insights valiosos que impulsionam a tomada de decisões estratégicas, os indicadores de TI, combinados com relatórios estratégicos, revelam pontos fundamentais para a sua operação.

Isso porque, quando bem ajustados, permitem:

  • A análise correta sobre os processos;
  • Atestam a performance das equipes;
  • Antecipam possíveis oportunidades;
  • Identificam falhas;
  • Reduzem custos;
  • Impulsionam a inovação.

 

Para ir além e entender melhor quais são os indicadores que não podem ser ignorados pela sua organização, confira dicas valiosas que preparamos a seguir.

Boa leitura!


Qual a importância dos indicadores de TI para os negócios?

Os indicadores de TI são métricas importantes que servem para quantificar e qualificar a equipe de especialistas de tecnologia da informação. O monitoramento é essencial para avaliar o progresso dos negócios, do time e da empresa. Dessa forma, os indicadores auxiliam a satisfação dos clientes, novos investimentos e a qualidade da infraestrutura interna e externa.


Entenda os pontos em comum entre indicadores de TI e relatórios estratégicos

O objetivo entre os indicadores de Tecnologia da Informação (TI) e os relatórios estratégicos é garantir às empresas um desempenho espetacular. A seguir, vamos entender como essa combinação pode ser alcançada em diferentes etapas:

Indicadores de qualidade

São como lanternas que mostram onde podemos melhorar nos processos de TI. Ao incluir essas informações nos relatórios estratégicos, conseguimos encontrar oportunidades de elevar continuamente os níveis de eficiência.

Indicadores de eficiência

Para alcançar bons índices de qualidade, é necessário aprimorar os índices de eficiência que medem como estão sendo feitas as ações.

São indicadores que contribuem com informação importantes para os relatórios estratégicos, dando uma visão completa de como a organização está evoluindo.

Indicadores de produtividade

Medem a eficiência e a retenção das atividades. Esses dados ajudam a impulsionar os resultados financeiros e permitem enxergar soluções que podem maximizar os lucros a partir de entregas internas.

Indicadores de incidentes de segurança

Atuam como guardiões, alertando sobre possíveis problemas. Quando essas informações são incluídas nos relatórios estratégicos, a empresa pode antecipar seus níveis de proteção contra ameaças digitais, minimizando os riscos.

Indicadores de disponibilidade

Mostram se os sistemas estão prontos para serem usados. Integrar esses indicadores aos relatórios estratégicos ajuda a evitar problemas, garantindo que as operações estejam sempre funcionando.

Quando conseguem combinar esses indicadores e relatórios, as empresas conseguem realizar decisões assertivas e se tornarem mais competitivas.

Descubra 7 maneiras para garantir uma boa performance nos negócios

Os indicadores de TI ajudam a organização a se distanciar dos erros, aprimorando os níveis de qualidade no atendimento ao cliente. Nesse sentido, indicamos 8 pontos de atenção constantes que criam excelentes diferenciais.

Acompanhe:

1. Monitoramento remoto 24/7

É um serviço que está sempre em alerta para identificar problemas rapidamente, evitando impactos negativos nos negócios e na produtividade.

O monitoramento garante uma cobertura contínua e ininterrupta nas operações, com apoio de especialistas em tempo integral. Como você já acompanhou em outros conteúdos exclusivos em nosso blog, organizações precisam e dependem de um alto nível de disponibilidade das atividades de TI e essas ações evitam as interrupções das atividades.

Esse monitoramento permite resposta rápidas a incidentes, minimiza o tempo de inatividade, garante a continuidade das operações e minimiza impactos financeiros e de reputação à marca.

2. Dashboards analíticos da saúde do ambiente

Utilize painéis visuais para ter uma visão clara e fácil do estado geral dos seus sistemas. Esses dashboards são como mapas que mostram a saúde do ambiente de TI, permitindo realizar decisões mais informadas e estratégicas.

3. Relatórios real-time

Receba relatórios em tempo real, proporcionando insights imediatos sobre o desempenho dos sistemas. Isso permite correções rápidas e contribui para uma operação eficiente.

Além disso, o uso desses relatórios garante as organizações informações importantes para decisões assertivas, ações estratégicas, novos clientes e oportunidades no mercado.

Vale lembrar que quando maiores as análises e dados à disposição do seu negócio, maiores são os resultados, menos riscos e falhas e a garantia de uma gestão inteligente.

4. Indicadores de performance

Mensure a eficácia dos processos com indicadores específicos para entender como alcançar melhorias contínuas, que podem afetar os negócios a curto, médio e longo prazo.

5. Conte com serviço e um parceiro especializado

Tenha ao seu lado um parceiro especializado que ofereça serviços fundamentais para as operações do seu negócio. Isso não apenas alivia a carga operacional, mas também garante suporte quando necessário.

Contar com um parceiro especializado é um diferente para os seus negócios. Esse time irá ajudar o seu time interno a se concentrar em soluções mais estratégicas e analíticas. Apoie-se em serviços e empresas que tragam diferenciais e que estarão prontos para colocar os seus projetos em ação, manter a segurança e projetar novos investimentos.

6. Redução de custos operacionais

Um monitoramento eficiente contribui para a identificação de áreas onde os custos podem ser reduzidos, otimizando recursos e melhorando a eficiência financeira.

7. Redução do tempo de indisponibilidade

Minimize o tempo em que os seus sistemas ficam indisponíveis. Isso é crucial para manter a confiança dos clientes e garantir que os seus serviços não passem por falhas que afetam desde os processos internos até a percepção dos clientes.

Monitoramento de TI & NOC: garanta sua performance com a InterOp

Na busca por uma performance empresarial robusta, a InterOp oferece um Network Operations Center (NOC) adaptável às necessidades específicas da sua empresa.

Com mais de 30 anos de experiência em monitoramento de TI, nosso NOC é flexível, atendendo tanto a gestão de ferramentas já existentes quanto à implementação de novas plataformas.

Vamos além?! Conheça mais sobre a atuação InterOp.

Monitoramento ininterrupto

Nossa equipe monitora a sua infraestrutura de TI remotamente, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Agimos imediatamente em incidentes, melhorando a disponibilidade da infraestrutura e das aplicações.

Relatórios

Com análises detalhadas, fornecemos relatórios abrangentes sobre a saúde do seu ambiente de TI. Isso inclui incidentes, indicadores de performance e insights para embasar tomadas de decisão e aprimoramentos contínuos.

Como mencionamos anteriormente, os relatórios analíticos permitem uma análise completa do ambiente, otimizando recursos, corrigindo falhas, mantendo a vitalidade da política pública, conhecendo o cenário social e econômico e compreendo novas tendências.

Dashboards

Painéis estratégicos oferecem uma visão em tempo real da performance de toda a sua infraestrutura de TI. Isso permite realizar decisões rápidas e eficientes, além de simplificar a identificação de ações prioritárias para garantir uma boa performance e disponibilidade.

Customização

A InterOp se mantém na frente de três modelos de serviço:

  • Sob medida;
  • Automatizado;
  • Compartilhado;

Nossos especialistas operam onde for necessário, na sede do cliente ou em nosso escritório, ajustando as demandas específicas de cada organização.

Serviço especializado

Conte com um time de NOC composto por especialistas em monitoramento, prontos para enfrentar desafios tecnológicos em ambientes complexos, de alta disponibilidade, seja em nuvem ou em data centers próprios.

Com o parceiro ideal, incidentes, por exemplo, podem ser resolvidos a partir de atividades, ações e processos imediatos. Tudo isso, sem atrapalhar a diminuição da qualidade, sem falhas nos serviços de TI e sem causar danos à produtividade.

Menores custos operacionais

Investir em NOC reduz custos operacionais, eliminando a necessidade de contratar profissionais especializados. Além disso, protege a sua operação contra incidentes que poderiam resultar em prejuízos pela indisponibilidade dos serviços e/ou especialistas.

Saiba como revolucionar o seu negócio

Por fim, neste artigo, você percebeu que os indicadores de TI são a força para garantir o sucesso, traçar rotas estratégicas e revelar pontos fundamentais para as operações.

Seguindo os caminhos certos e investindo em uma parceria estratégica para impulsionar a performance e enfrentar os desafios tecnológicos, é possível garantir mais confiança, eficiência e credibilidade.

Garantindo as melhores práticas para gestão de ativos de TI, a sua organização terá segurança para focar em questões mais estratégicas do negócio, gerando, ainda mais, valor para o mercado.

Continue se informando nos principais canais de comunicação da InterOp, saiba mais sobre assuntos do seu interesse e compartilhe nossos conteúdos exclusivos com o seu time. Dê o seu próximo passo e adquira ações fundamentais para resultados imediatos.

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