Microsoft Azure: a plataforma de computação em nuvem ideal para sua empresa!

Conheça os serviços de computação em nuvem fornecidos pela Microsoft Azure para agilizar suas operações de tecnologia e infraestrutura da sua empresa.

Agostinho MartiniAgostinho Martini
Microsoft Azure

Com o processo de aceleração da transformação digital que as empresas de todo o mundo têm passado, a utilização de computação em nuvem é uma consequência natural deste processo. Para isso, existem ótimas fornecedoras, como Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Neste artigo, falaremos especificamente da solução de nuvem da Microsoft, desde as suas principais características e benefícios até os principais motivos que podem fazer você considerar a Azure dentro das opções para computação em nuvem da sua empresa.

Preparado? Então vamos lá!

 

Benefícios da computação em nuvem

Hoje em dia, as empresas de médio e grande porte possuem duas grandes necessidades que as impulsionam na direção da computação em nuvem. Uma delas é a necessidade de garantir alta disponibilidade de todos os seus sistemas e aplicações e a outra é a a necessidade de escalar seus recursos para processar grandes volumes de dados. Essa escalabilidade se dá de duas formas: recursos sob demanda – de acordo com horários de maior uso – e capacidade de processamento para big data.

Outro fator que tem crescido muito nos últimos anos é a automatização do processo de desenvolvimento e engenharia de software, conhecido como DevOps. Sobre este assunto você pode ler nosso artigo a respeito de Azure DevOps, que escrevemos recentemente.

A cloud computing oferece a facilidade de acessar dados de qualquer lugar do mundo, a disponibilidade de diferentes serviços de computação para as mais distintas necessidades empresariais e o processamento de dados em grid, formato horizontal que permite desempenho superior e otimização de recursos computacionais.

No contexto de serviços em nuvem existem três tipos que são mais conhecidos: software as a service (SAAS), platform as a service (PAAS) e infrastructure as a service (IAAS). Esses três modelos são usados pelos principais fornecedores, dentre eles a Microsoft. Isso garante agilidade para que as empresas possam potencializar maior produtividade para suas equipes.

 

Microsoft Azure

A Azure é o serviço da Microsoft criado para propiciar maior escalabilidade e ajudar as empresas no processo de transformação digital. Oferece soluções prontas para internet das coisas, SAP, inteligência artificial, DevOps, blockchain, data warehouse, business intelligence, bancos de dados, big data, entre muitos outros.

Seu principal diferencial diante dos seus concorrentes, como AWS e Google Cloud, é a facilidade de uso. A Microsoft possui uma longa tradição em oferecer vasta documentação para todas as suas aplicações e, hoje, está muito focada em criar experiência de usuário corporativo semelhante a do usuário doméstico.

Ser uma gigante como a Microsoft também tem outra grande vantagem: os datacenters os serviços Azure estão distribuídos em 56 regiões, o que possibilita alta disponibilidade e baixa latência de dados. Esse tipo de arquitetura de distribuição de dados dificilmente seria alcançada por qualquer empresa com datacenters próprios.

Microsoft Azure Regions

Além da facilidade de testar aplicações sem a necessidade de novas aquisições, também é possível ter acesso aos mais modernos hardwares e utilizá-los conforme a necessidade e demanda. Por esses motivos, as arquiteturas de computação em nuvem deixaram de ser tendência para se tornar realidade para organizações de todos os tamanhos.

Hoje a InterOp é parceira certificada Gold da Microsoft para implementação de computação em nuvem da Azure. Caso tenha interesse ou queira esclarecer quaisquer dúvida, entre em contato com nossos especialistas!

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: