Microsoft e Ministério da Educação firmam acordo para oferecer Office 365 no ensino público

Iniciativa do MEC disponibilizará acesso gratuito à plataforma e visa criar um ambiente colaborativo para o desenvolvimento das aulas e gestão escolar.

Thomaz Mor
Microsoft Office 365 no ensino público

O Ministério da Educação (MEC) e a Microsoft firmaram acordo de cooperação para oferecer o Office 365 Educacional – versão A1 – que inclui a plataforma unificada de comunicação e colaboração Microsoft Teams, para todo o ensino público do País. O objetivo é garantir o acesso gratuito à plataforma para todas as secretarias municipais, estaduais, institutos e universidades federais (estimado em mais de 38 milhões de brasileiros), disponibilizando múltiplos recursos para o processo de ensino mediado por tecnologia, incluindo o ensino semipresencial que foi acelerado pelo advento da pandemia de Covid-19.

 

O Office 365 Educacional A1 é gratuito e funciona em nuvem, possibilitando um ambiente de aprendizagem online, colaborativo e que pode ser acessado de qualquer lugar e em diferentes dispositivos. A ferramenta irá ajudar na transformação digital de mais de 130 mil escolas públicas em todo o Brasil, apoiando instituições na adaptação das aplicações à realidade dos alunos, aprimorando e fortalecendo práticas de ensino inclusivas que respeitem o processo educacional. Também auxiliará na  aprendizagem e desenvolvimento dos alunos removendo barreiras e promovendo a participação plena de todas as pessoas, incluindo alunos com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais, em todos os ambientes educacionais. Desde que possuam acesso a computadores, celulares ou tablet, além de internet.

“A Microsoft acredita que a tecnologia é uma importante ferramenta de apoio à educação. Com este acordo iremos beneficiar instituições de ensino e estudantes de todo o País com acesso a plataformas e softwares como Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, que já se tornaram exigências no mercado de trabalho. Somadas ao Microsoft Teams, que é utilizado por milhões de estudantes e professores no Brasil e em diversas outras regiões do mundo, será possível criar um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de aulas no formato remoto ou híbrido e estimular o trabalho em grupo entre os estudantes”, afirma Alessandra Karine, vice-presidente de Vendas do Setor Público, Saúde e Educação da Microsoft Brasil.

 

Microsoft Office 365 no ensino público

Além de oferecer as ferramentas Microsoft Office 365 no ensino público, a parceria também auxiliará na execução do Programa de Inovação Educação Conectada (Piec), do Ministério da Educação, que visa apoiar o acesso universal à internet de alta velocidade tanto por via terrestre como por satélite e incentivar o uso de tecnologias digitais na educação básica. A iniciativa é projetada com quatro dimensões: visão, treinamento, recursos educacionais digitais e infraestrutura, que se complementam e devem ser equilibrados para que o uso das tecnologias digitais tenha um impacto positivo na educação.

 

”O grande desafio da educação brasileira reside na equalização do ensino e acesso ao contexto digital. Atualmente, agravado pela pandemia. Ao mesmo tempo que precisamos nos preocupar com infraestrutura básica estrutural e conectividade, não podemos nos furtar a gerar resultados rápidos em sequência para aqueles que avançaram e continuam avançando, sendo capazes de recepcionar a jornada digital no ciclo de aprendizagem.”, pondera André Castro, Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação.

 

No entanto, para estabelecer um modelo simplificado, com a governança necessária, haverá um processo digital de concordância entre as instituições interessadas nas soluções e recursos disponíveis no catálogo simplificado e organizado do MEC. Seguindo os termos de parceria assinados e a adesão simples,  não serão necessários novos procedimentos legais ou administrativos para garantir sua disponibilidade e implementação​​.

 

Mais parcerias

O MEC também prospecta acordos com o Google, Amazon, Oracle, Adobe, entre outras gigantes do setor tecnológico. O objetivo das novas parcerias é trabalhar na recuperação das aprendizagens, além de potencializar o processo de inclusão e qualidade digital nas escolas.

“Buscando estabelecer um modelo simplificado, porém, com a governança necessária, será disponibilizado o processo digital de adesão das instituições interessadas nas soluções e recursos disponíveis em catálogo simplificado e organizado pelo MEC”, foi revelado em publicação oficial.

O PIEC também busca facilitar a entrada de startups nos setores de educação e governo (edtechs e govtechs), e priorizar o reaproveitamento e redimensionamento de soluções existentes em toda a educação pública brasileira.

 

Office 365 no ambiente corporativo

Como já abordamos nesse artigo, o Office 365 traz muitos benefícios para a sua empresa, como acesso às ferramentas de produtividade mais atualizadas da Microsoft. Os planos empresariais incluem Word, PowerPoint e Excel – além de Skype, Teams, Exchange, PowerBI, OneDrive e SharePoint nos planos mais avançados.

A InterOp é parceira Gold da Microsoft para licenciamento e projetos Office 365.

Somos especialistas em migração de sistemas legados para a nuvem, como e-mails e diretórios compartilhados. Assim, sua empresa não precisa mais se preocupar com a perda de dados e não tem o custo de administração dos ambientes locais.

 

_microsoft_gold_partner

 

Quer saber mais? Então agende uma conversa com um dos nossos consultores para implementar essa facilidade e aumentar a produtividade e colaboração na sua empresa.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: