Migração para o Office 365: entenda como funciona!

Escolha a melhor estratégia de migração de dados para a versão cloud do pacote Office e entenda quais são os principais desafios.

Agostinho MartiniAgostinho Martini
E-mail: MIgração para Office 365

Em nosso post anterior, explicamos as principais vantagens da adoção do Office 365 nas organizações que buscam um ambiente de trabalho digital. Além das vantagens de acesso a informação em qualquer lugar, um ponto crucial ao se considerar a adoção do sistema cloud é avaliar o serviço de envio de emails.

Continue lendo nosso artigo para entender como funciona o processo de migração.

 

Exchange X Office 365

O Exchange é o servidor de emails corporativo da Microsoft Também agrega outras funcionalidades, como calendário para cada usuário. Sua instalação padrão é on-premise, ainda que exista a opção do Exchange Online.

Muitas pessoas, menos familiarizadas com a arquitetura Microsoft, podem pensar que o servidor de email é o Outlook. Entretanto, é importante compreender a diferença entre o servidor de email e o client de email.

O Outlook é o aplicativo que fará a interação com o usuário enquanto que o serviço de envio e recebimento de mensagens é feito pelo Exchange. Além disso, o Exchange também é compatível com diversos outros clients de email, inclusive.

 

Entender bem o uso do Exchange nos serviços de TI é crucial para definir a arquitetura final e as etapas do projeto de migração para o Office 365.

Muitos sistemas legados utilizam configurações específicas do Exchange on-premise para dispararem mensagens. Já o Office 365 utiliza o Exchange Online para o serviço de email, que possui limitações se comparado ao Exchange on-premise.

Devido essas limitações, comumente é necessário adotar uma arquitetura híbrida: emails de usuários no Office 365 e emails de sistemas legados no Exchange local.

Por isso, o mais importante do processo de migração é o levantamento bem feito do ambiente atual.
 

Estratégias de migração

Uma vez definida a arquitetura final desejada, é preciso escolher a estratégias de migração. É possível migrar qualquer serviço de email (inclusive GSuite), porém cada caso terá suas particularidades.

Existem diversas estratégias de migração, justamente pelo grande número de cenários possíveis pré-migração. No entanto, a Microsoft indica duas principais estratégias: por substituição ou por estágios.

Migração por Substituição: é o tipo mais simples, onde não há nenhuma perda de dados e configurações. Recomendada para migrações com menos de 150 caixas de email.

Migração em Estágios: migração feita em batches de usuários, onde há perda de algumas configurações e dados de menor importância como mensagens automáticas de ausência. Este tipo de migração é altamente dependente de administradores de domínio e especialistas Microsoft e é recomendada para migrações com mais de 150 caixas de email.

Além disso, a escolha de uma ou de outra vai depender da velocidade da rede, do tamanho e da quantidade de caixas de correio. Por exemplo, pelo método de substituição é possível migrar até 150 caixas em um final de semana.

Para mais de 150 caixas, recomenda-se a migração por estágios. Consulte a
documentação da Microsoft
para saber todas as formas de migração para o Office 365.
 

Acesso à Internet

Outro ponto muito relevante é o dimensionamento do link de Internet, visto que a utilização dos recursos do Office 365 será via cloud. Todo o acesso à internet deve ser reavaliado: desde as regras de segurança à velocidade de navegação.

Como toda comunicação via email e o compartilhamento de arquivos acontecem na nuvem, qualquer perda de pacote e lentidão poderá afetar a produtividade organizacional.

 

Conclusão

Como tudo no mundo Microsoft, a migração para o Office 365 não é difícil, porém tem muitos detalhes a serem considerados para elaboração de um plano de migração adequado. É preciso avaliar sistemas legados e considerar os limites do Exchange Online. Pois, são estes limites que poderão impor a necessidade de uma instalação híbrida.

Implementação Office 365

Para verificar as possibilidades de migração da sua empresa para o Office 365, entre em contato com nossos especialistas! Nossa equipe possui ampla experiência em migração de sistemas para empresas de todos os portes.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: