Porque realizar o monitoramento 24×7

O monitoramento 24×7 te ajudar a se previnir contra downtimes que possam atrapalhar o funcionamento do negócio e possíveis perdas financeiras.

Equipe Interop
Monitoração 24x7

As empresas estão cada vez mais com sua atuação dependente diretamente de algum tipo de tecnologia. Por isso é essencial contar com uma camada grande de infraestrutura de TI para dar suporte à organização, garantindo que os processos e sistemas estejam sempre disponíveis.

Um dos passos essenciais para que isso ocorra é realizar a monitoração da TI de forma proativa, pois com ela é possível antecipar os problemas e tomar ações preventivas. Nesses casos, o monitoramento 24×7 realizado pelas equipes de NOC é o mais indicado para essas organizações, já que qualquer tipo de parada no sistema pode gerar perdas financeiras significativas.

No artigo de hoje vamos te apresentar a importância da monitoração da infraestrutura e porque você deve contar com esse tipo de serviço.

 

Como funciona o monitoramento 24×7?

A principal motivação para contratação de um serviço de monitoramento é detectar as falhas antes mesmo que elas venham a ocorrer, por meio de rotinas de verificação de servidores, roteadores, backups e etc. Isso traz uma maior segurança para a empresa, sabendo que seus serviços continuarão de pé, e caso haja algum problema, teste será solucionado o mais rápido possível e restabelecido.

A monitoração 24×7 pode ser realizada por uma equipe interna,terceirizada ou do tipo transbordo onde a equipe interna dá suporte em horário comercial e no restante do tempo uma equipe terceirizada. Ou seja, sempre haverá uma equipe acompanhando o andamento do funcionamento dos serviços e caso ocorra algum incidente a equipe responsável presta o apoio necessário para que o serviço se estabeleça novamente. Se no caso a equipe for terceirizada, ela deve atender todos os acordos estabelecidos previamente como acionamento de equipe interna, fornecedores, execuções de soluções de contorno para o restabelecimento do ambiente.

 

Por que realizar o monitoramento 24×7 do ambiente de TI?

A prevenção é o melhor remédio quando se trata de ambientes de TI. Ter controle sob como está a saúde da infraestrutura assegura o bom funcionamento desta, garantindo a alta disponibilidade dos sistemas e aplicações. Assim, muitos problemas podem ser evitados como falhas no sistema, indisponibilidade de recursos por falha de algum dos sistemas, lentidão por causas desconhecidas.

Além disso, se ganha economia de tempo e redução de custos, pois o monitoramento traz eficiência na hora de mapear onde está o possível downtime. Também eleva a produtividade da equipe, uma vez que o monitoramento constante deixa a equipe mais livre para poder focar em outras atividades mais alinhadas com o core business da empresa. Sempre quando ocorrer uma irregularidade será enviado um alerta para o responsável técnico no momento em que a notificação é gerada.

Implantação de NOC

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o funcionamento de um serviço de NOC 24×7 ou tenha interesse em implementá-lo na sua empresa entre em contato com a nossa equipe, estamos à sua disposição.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: