Monitoramento de tráfego de rede: visibilidade em tempo real para o seu negócio crescer

Uma das grandes características das empresas atuais é a intensa digitalização. Mas, o cenário é desafiador e exige estratégias inteligentes, como o monitoramento de tráfego de rede, que desempenha um importante papel na manutenção da segurança, eficiência e desempenho das redes. A transformação digital e o avanço de ambientes de trabalho híbridos são marcas do […]

Annielly Outmarketing
Monitoramento de tráfego de rede: visibilidade em tempo real para seu negócio crescer

Uma das grandes características das empresas atuais é a intensa digitalização. Mas, o cenário é desafiador e exige estratégias inteligentes, como o monitoramento de tráfego de rede, que desempenha um importante papel na manutenção da segurança, eficiência e desempenho das redes.

A transformação digital e o avanço de ambientes de trabalho híbridos são marcas do mercado atual. Junto com eles, temos uma preocupação cada vez maior com a experiência do usuário final e a proteção contra ataques virtuais.

E não há como conquistar uma proteção avançada sem visibilidade, não é mesmo? Continue conosco e entenda por que o monitoramento do tráfego de rede é sua melhor decisão!

O que é monitoramento de tráfego de rede?

O monitoramento de tráfego, ou monitoramento de rede, é um processo que estuda o tráfego de entrada e saída de uma rede de computadores com a ajuda de softwares especializados. Ele pode ser mais simples ou avançado, com relatórios e análises em tempo real.

Em outras palavras, é um método essencial para a continuidade das operações de uma empresa. Isso porque, identifica padrões, detecta problemas e garante que tudo esteja funcionando de forma eficiente.

6 razões para investir no monitoramento de tráfego de rede

Para se manter competitiva na era digital, toda organização precisa de visibilidade sobre seus processos. Com o tráfego de rede não é diferente!

É fundamental acompanhar de perto tudo o que acontece para resolver problemas de performance e prevenir incidentes de segurança que afetam todos os usuários e sistemas, onde quer que estejam.

Ainda tem dúvidas sobre o quanto esse serviço é estratégico? Veja 6 benefícios que comprovam a sua importância!

  1. Detecta problemas: você identificará problemas e ações suspeitas com agilidade e conseguirá agir imediatamente.
  2. Otimiza o desempenho da rede: ao identificar gargalos e lentidão na rede, é possível corrigir a causa e ganhar eficiência operacional.
  3. Mantém sua empresa segura: quem monitora a rede amplia sua segurança da informação, pois está um passo à frente dos cibercriminosos.
  4. Garantia de Compliance: o processo ajuda a ficar em dia com regulamentações de segurança e privacidade de dados, como a LGDP.
  5. Mantém o negócio funcionando: previne falhas de rede que geram a inatividade e a redução da produtividade do seu time.
  6. Decisões mais estratégicas: conte com dados atualizados e precisos para tomar decisões vantajosas e estratégicas.

Quero monitorar meu tráfego de rede. Por onde começar?

Como demonstrado, o monitoramento de tráfego de rede é uma atividade que só traz benefícios para as empresas. Aliás, as vantagens são expressivas e compensam os investimentos necessários.

Se você já se convenceu de que precisa de uma visibilidade avançada para lidar com os desafios da transformação digital, vamos te ajudar. Selecionamos os primeiros passos para estruturar esse processo em seu negócio sem riscos e erros. Acompanhe!

Comece identificando e avaliando suas demandas

A primeira coisa que você deve fazer é um estudo de seus processos e vulnerabilidades. Ou seja, é preciso listar os processos que é preciso monitorar e escolher KPIs que façam sentido.

Sua equipe de TI pode cuidar dessa tarefa, mas ambientes complexos exigem um olhar ainda mais aprofundado. Portanto, um serviço de consultoria é muito valioso — não só nessa etapa, como em todas as demais.

Escolha a ferramenta ideal

Agora, é hora de pensar na tecnologia que apoiará o seu monitoramento de tráfego de rede. Afinal, é impossível fazer esse processo de forma manual.

Com a definição de suas prioridades e necessidades, fica bem mais fácil fazer uma boa escolha. Porém, caso fique perdido em meio a tantas opções, converse com especialistas.

Configure a ferramenta e faça as análises dos dados

O próximo passo envolve a configuração da ferramenta escolhida. Em seguida, com o monitoramento ativo, é hora de ficar atento aos relatórios e fazer análises de dados para coletar insights e identificar riscos.

Seja sempre proativo

O monitoramento do tráfego de rede te dá visibilidade em tempo real de tudo o que acontece em seu ambiente digital. Mas, as informações não devem ser usadas apenas para resolver problemas.

Negócios estratégicos aproveitam os dados para serem proativos e tomar medidas antecipadas, capazes de eliminar um risco antes que se torne grande demais.

E como a InterOp pode te ajudar?

A InterOp é uma consultoria de TI com ampla experiência no monitoramento de tráfego de redes. São mais de 30 anos no mercado e clientes de todos os portes e segmentos.

Nosso núcleo de Segurança da Informação é extremamente atualizado e estratégico. Isso porque, conhecemos o tamanho do desafio e investimos de forma contínua em aperfeiçoamento de habilidades, novas tecnologias e parcerias duradouras.

Em resumo, podemos te ajudar em todas as etapas:

Do mapeamento do seu ambiente para identificação de vulnerabilidades ao monitoramento contínuo do tráfego de rede.

Nosso time passa a ser seu time para que sua empresa cresça com segurança e máxima performance. Quer saber mais? Converse com um especialista da InterOp agora mesmo!

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: