O que é NOC e como funciona o monitoramento remoto?

Entenda o que é NOC e como pode ajudar a sua empresa a ser mais ágil para tratar incidentes de TI e garantir a melhor experiência para o seu usuário final.

Pierrie Bulling
O que é NOC - Network Operations Center

Nos dias de hoje, por trás de qualquer área de uma empresa, há algum tipo de tecnologia envolvida. E toda essa infraestrutura de TI que dá suporte a estes setores, precisa ser monitorada constantemente para que não haja problemas que possam a vir prejudicar o desenvolvimento das atividades cruciais para o negócio.

É necessário cuidados ao ambiente de Tecnologia da Informação para que ele se mantenha rápido e eficiente. Além disso, também são importantes novos investimentos visando que a organização continue competitiva e viável diante de seus concorrentes e da economia global.

Um dos meios de monitorar toda essa infraestrutura é através do NOC (Network Operations Center). Continue acompanhando para entender mais sobre este serviço.

O que é NOC?

NOC, também conhecido como Central de Operações de Rede, é um serviço interno ou externo que atua de forma preventiva e proativa com objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível.

Pode ser definido como uma equipe ou uma Central de Monitoramento de Infraestrutura de TI. No NOC são realizados o monitoramento e a gestão de eventos de TI. Através de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos ativos da área.

Pelo NOC são monitorados todos os ativos de TI de uma empresa, como hardwares, sistemas, aplicativos, dispositivos de rede, links de internet e todos os indicadores de tecnologia da informação. Também é possível criar alarmes personalizados especificamente para cada ativo e agir de maneira antecipada diante de problemas que viriam a interferir na continuidade do negócio.

A prática já é bastante consolidada em grandes corporações, mas a ideia tem sido cada vez mais difundida em pequenas e médias empresas, uma vez que a disponibilidade dos sistemas e agilidade na recuperação em caso de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado.

 

Como funciona o serviço de NOC?

O serviço do NOC vai além do simples monitoramento, ele é responsável por executar scripts que visam a estabilização dos incidentes de forma instantânea, geração de informações para as equipes de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI. Também realiza atividades a fim de garantir a segurança da informação, como tarefas rotineiras de backup, atualização de licenças e implementação de softwares de segurança.

Também está no escopo de um serviço de NOC a análise de informações para prever necessidades de investimento ou identificar falta de capacidade de recursos da infraestrutura atual Com uma atuação mais preventiva do setor, o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz downtimes dos serviços críticos e aumenta a satisfação dos usuários.

 

Vantagens de implementar um NOC

Existem inúmeras vantagens de se adotar um NOC. Veja algumas das vantagens para identificar se vale a pena criar uma estruturar deste tipo para atender a sua empresa.

 

Economia de tempo e aumento da eficiência

Com a implementação de um NOC, um dos seus objetivos é a economia de tempo e a redução de custos globais, assim como aumento da eficiência. Com isso, a organização poderá aplicar novos investimento em inovações que resultem em resultado para o negócio da empresa.

 

Coleta de dados automática

O gerenciamento e a monitoração remota da infraestrutura fornecem informações essenciais sobre a rede e as áreas que necessitam de melhorias. Isso ocasiona uma economia de horas trabalhadas dos administradores de TI e permite uma maior agilidade para resolução de problemas que poderiam impactar o usuário/cliente final.

 

Manutenção ativa e detecção precoce

O processo de manutenção ativa também possibilita que rotinas sejam realizadas para garantir uma maior estabilidade e segurança ao ambiente de TI. Atualizações de software e definições de vírus, assim como backups de informações críticas e manutenção dos principais sistemas podem ser realizados de forma automatizada através de scripts e ferramentas de automação.

 

Monitoramento remoto 24/7

Outra vantagem do serviço NOC é que o monitoramento pode ser feito 24h por dia e 7 dias por semana. Sempre que houver uma irregularidade na rede, independente do horário, um alerta é enviado e o erro pode ter sua resolução iniciada no exato momento em que a notificação é gerada. Isso permite que não ocorra redução de produtividade, nem longos períodos de inatividade.

 

NOC terceirizado ou realizado internamente?

Uma equipe NOC pode funcionar tanto de forma interna como terceirizada. Independente disso, a equipe precisa se comprometer com a redução de downtimes para que usuários não sejam afetados por problemas de tecnologia.

Como as empresas geralmente possuem recursos limitados, uma equipe terceirizada para acompanhar o comportamento da rede e a disponibilidade do ambiente de TI pode ajudar bastante. Mesmo com a necessidade de investimento nessa estrutura, uma boa equipe de NOC permite reduzir custos com o aumento da disponibilidade dos recursos e que a empresa foque no seu negócio, deixando a administração e estabilização do ambiente para empresas especializadas.

 
Implantação de NOC

 
Por fim, quando se tem profissionais com experiência em monitoramento de infraestrutura de TI e redes, o trabalho pode ser realizado de forma interna, mas este cenário é o menos comum, o que acaba tornando a opção de terceirizar o serviço uma boa escolha.

A Interop é especializada no fornecimento de serviços de infraestrutura. Possuímos equipes dedicadas de NOC para atendimento 24/7. Fale Conosco e conheça nosso modelo de serviço.

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