O que mudou no ITIL v4 para as versões anteriores?

O ITIL v4 é última atualização da biblioteca de melhores práticas para tecnologia da informação, lançada em 2019 e que foca na transformação digital e no aumento de agilidade das empresas.

Luzia MendesLuzia Mendes
ITIL v4

A biblioteca ITIL, (Information Technology Infrastructure Library) pode ser definida como um conjunto de práticas. Essas boas práticas foram desenvolvidas para melhorar a produtividade do setor de TI, com o objetivo de otimizar os processos e a operação do uso da infraestrutura tecnológica de uma organização. Nesse sentido, grandes empresas utilizam o ITIL como um guia para melhorar continuamente o setor de tecnologia.

O ITIL v4 é última atualização da biblioteca, lançada em 2019 e que foca na transformação digital e na agilidade das empresas em se adaptar a novas realidades. Fato que ficou ainda mais evidente em 2020/2021, com a pandemia e a necessidade das empresas em encontrar novos modelos de trabalho e de negócio.

Estamos atravessando um período de mudanças sem precedentes, causados também pela quarta revolução industrial, que potencializa tecnologias como cloud computing, robótica, inteligência artificial, internet das coisas, veículos autônomos e muito mais.

Confira as principais mudanças da versão 4 da ITIL em relação à versão anterior!

 

Origens do ITIL

O que começou na década de 1980 como uma coleção de boas práticas para melhor gerenciar organizações de TI e atender clientes de TI cresceu em um corpo de conhecimento que, com mais de dois milhões de praticantes de ITIL certificados, é usado por mais de 90% das organizações Fortune500 em todo o mundo. Com o rápido ritmo de mudança nas tecnologias emergentes e nas necessidades dos clientes, o ITIL também continua mudando.

O ITIL está se tornando cada vez mais importante para habilitar estratégias de nuvem e Big Data. Segundo o relatório FORBES Insights: State of ITSM 2017 também elogia o valor do ITIL, com 88% dos executivos de TI respondentes afirmando que o ITSM é importante para seus esforços de transformação digital.

 

O que mudou no ITIL v4

ITIL 4 é uma evolução dos conceitos ITIL v3, não uma substituição. As boas práticas das versões anteriores do ITIL ainda são válidas, no entanto, as publicações do ITIL 4 foram atualizadas para incluir práticas e abordagens modernas adicionais para a entrega de produtos e serviços valiosos aos clientes. A tabela abaixo inclui um resumo das três principais diferenças entre ITIL v3 e ITIL 4:

ITIL v3 ITIL v4
36 Processos, organizados de acordo com as fases de ciclo de vida de ITSM, listadas abaixo. 34 Práticas, cada uma incluem diversos processos, organizados em três modelos de práticas.
ITIL Ciclo de vida de gerenciamento de serviço:
· Estratégia de Serviço
· Desenho de Serviço
· Transição de Serviço
· Operação de Serviço
· Melhoria Contínua de Serviço
Cadeia de valor de serviço:
· Planejamento
· Melhoria
· Engajamento
· Design e transição
· Obtain/Build
· Entrega e suporte
4 Ps do design de serviços:
· Pessoas
· Processos
· Parcerias
· Produtos
4 Dimensões do Gerenciamento de Serviços:
· Organização e Pessoas
· Fluxos de Valor e Processos
· Parceiros e Fornecedores
· Informação e Tecnologia

Além do acima, ITIL 4 apresenta os seguintes novos conceitos:

  • Sistema de valor de serviço;
  • Co-criação de valor;
  • Modelo de Relacionamento de Serviço;
  • Valor, resultados, custos e riscos (VOCR);
  • Fluxos de Valor;
  • Princípios de orientação da ITIL (atualizados a partir da publicação ITIL Practitioner, lançada em 2016);
  • Práticas Gerais de Gestão (que incluem as seguintes novas práticas ITIL: Gestão de Arquitetura, Medição e Relatórios, Gestão de Mudanças Organizacionais, Gestão de Projetos, Gestão de Riscos e Força de Trabalho e Gestão de Talentos);
  • Práticas de Gerenciamento Técnico (que incluem as seguintes novas práticas ITIL: Gerenciamento de Infraestrutura e Plataforma e Desenvolvimento e Gerenciamento de Software);
  • ITIL 4 também inclui detalhes sobre tecnologias modernas e emergentes, como computação em nuvem, infraestrutura como serviço (IaaS), redes neurais, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina, blockchain, além de abordar conceitos como Lean, Agile, Scrum, DevOps entre outras formas modernas de trabalho.

 

Como a ITIL 4 foi desenvolvida?

O projeto de atualização da ITIL para a nova versão começou em 2017 e envolveu centenas de profissionais. Apesar de lançada em 2019, a coleção de boas práticas continua sendo aprimorada pelo “ITIL Development Group”.

Este grupo possui mais de 2 mil membros que partem das seguintes diretrizes para o desenvolvimento da ITIL: ser modular para permitir atualizações frequentes; ser enxuta para eliminar o conteúdo desnecessário; focar na praticidade; manter o que é relevante para garantir a consistência; ser impulsionada pela colaboração da comunidade; permitir flexibilidade para aderir a novas práticas emergentes.

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