Planejamento estratégico de TI: como reduzir custos sem riscos e perda produtividade?

O planejamento estratégico de TI está passando por uma importante transformação e, hoje, já faz parte da estratégia de negócios digitais da empresa. Ou seja, não é mais um documento isolado, produzido pelo time de Tecnologia da Informação. Empresas da Era Digital levam esse planejamento a sério. Por isso, gestores, CIOs, donos e executivos trabalham […]

planejamento estratégico de TI

O planejamento estratégico de TI está passando por uma importante transformação e, hoje, já faz parte da estratégia de negócios digitais da empresa. Ou seja, não é mais um documento isolado, produzido pelo time de Tecnologia da Informação.

Empresas da Era Digital levam esse planejamento a sério. Por isso, gestores, CIOs, donos e executivos trabalham juntos para definir os próximos passos e garantir o desenvolvimento de uma estratégia de TI que atenda às necessidades do negócio conforme ele cresce e ganha mercado.

Com o início do segundo semestre, já é hora de começar a pensar sobre o assunto. Mas se você não sabe por onde começar, vamos te ajudar a se preparar para os desafios, reduzindo custos de TI sem correr riscos e sem perder produtividade. Continue conosco e aprenda!

O que é o Planejamento Estratégico de TI?

O Planejamento Estratégico de TI define a visão de TI e cria um roteiro inteligente para aproveitar o potencial da tecnologia da informação, dos ativos digitais e do time de TI para gerar valor ao negócio.

Você já ouviu a famosa frase do escritor Stephen Covey que diz “comece com o fim em mente”? Ela resume muito bem a ideia de se dedicar a um planejamento estratégico de TI. Afinal, se o seu negócio sequer sabe onde quer estar daqui há 5 anos, quais as chances de chegar lá?

Sendo assim, a estratégia traçada é a responsável por responder a um questionamento essencial para o seu negócio:

Quais mudanças são necessárias para alinhar a TI com a estratégica de negócio, apoiando-a e gerando valor para a organização?

Resumindo, o planejamento estratégico de TI é o processo que nos faz olhar para além das responsabilidades do dia a dia. Isso porque, se concentra no importante – não no urgente, fazendo com que a TI atue como diferencial na jornada rumo ao sucesso empresarial.

As características essenciais de um bom Planejamento Estratégico de TI

Agora que já esclarecemos o que é um planejamento estratégico de TI, é importante que você entenda muito bem suas características. Em geral, isso é essencial para desenvolver um plano coerente, eficiente e realmente estratégico. Acompanhe!

Deve ser estratégico — e não tático

O plano estratégico é uma estrutura que direciona a empresa a tomar suas decisões e implementar soluções que agregam valor real à sua rotina. Assim, ele se concentra na visão, processos e infraestrutura de TI para alinhar a TI com as metas de negócios e aumentar a capacidade do setor.

Por outro lado, o plano tático é mais focado em orientações específicas sobre o que deve ser feito. Portanto, dá suporte à estratégia e pode mudar com o tempo.

Muitas empresas falham com seus planos estratégicos porque eles estão concentrados em táticas, deixando a estratégica de lado. Por isso, fique atento e não cometa os mesmos erros!

Deve ser dinâmico — e não estático

Tenha em mente que a definição da estratégia de TI é um processo e não um evento. Isso significa que não basta criar um documento e guardá-lo na nuvem. O ideal é que ele seja revisitado todos os anos, mesmo que englobe os próximos 5 anos.

Lembre-se de que o mercado de TI evolui muito rápido e sua empresa precisa saber como se adaptar. Ao parar para pensar sobre o assunto uma vez ao ano, você pode corrigir rotas e se adequar às novas tendências.

Deve ser acessível — mas não para todos

O Planejamento Estratégico de TI deve estar acessível para a equipe. Portanto, os gestores e líderes não são os únicos capazes de ler, interpretar e colaborar com o alcance das metas ali traçadas.

Porém, existem dados sensíveis e confidenciais que não precisam ser abertos para todos os colaboradores. Nesse caso, é válido avaliar com atenção o que pode e o que não pode ser amplamente divulgado, assegurando a máxima eficiência e segurança dos seus planos.

4 dicas para um planejamento estratégico de TI focado em reduzir custos sem riscos e perda de produtividade

Quando o Planejamento de TI é visto como um processo para viabilizar o plano estratégico do negócio ele se transforma em uma vantagem competitiva. Para isso, é importante definir o foco, pensando em metas de longo prazo e que agregam valor ao negócio.

Nesse cenário, é interessante voltar suas atenções para a redução de custos, a redução de riscos e a perda de produtividade. Para te ajudar, selecionamos 5 soluções que fazem a diferença. Confira!

1.     Invista na terceirização de TI

Sem dúvidas, investir na terceirização de TI é uma das decisões mais estratégicas para as organizações atuais. Isso porque, o setor vem se tornando cada vez mais complexo e vital para o resultado empresarial, mas falta recursos financeiros e mão de obra qualificada para mantê-lo em sua máxima performance.

Com a contratação de um parceiro especializado, seu negócio elimina gastos com contratação de funcionários enquanto assegura as melhores tecnologias, estratégias e equipe. Lembrando que é possível terceirizar todo o setor ou apenas alguns processos e atividades, como o NOC ou Service Desk.

2.     Conte com uma consultoria em TI

A consultoria de TI é outra decisão que promove uma revolução no dia a dia das empresas. Em resumo, o serviço se concentra em análises aprofundadas sobre o ambiente e estratégias de TI do negócio para propor mudanças e soluções mais eficientes.

3.     Vá em busca de projetos personalizados

Nenhum negócio é igual ao outro. Então, por que investir em projetos padronizados? Quando falamos na otimização dos processos de TI, é indispensável pensar em ações exclusivas, pensadas para a sua realidade.

No longo prazo, isso garante que sua empresa supere seus próprios desafios direcionando esforços e recursos naquilo que faz mais sentido para os seus objetivos.

4.     Junte-se a parceiros qualificados

Por fim, precisamos enfatizar a importância de contar com parceiros de TI qualificados e experientes em sua jornada. Afinal, a área tem papel fundamental no sucesso do negócio e precisa contar com processos eficientes e produtivos.

Não deixe que sua empresa seja cobaia de outros negócios no mercado. Opte por fornecedores com credibilidade, história e parcerias vantajosas.

Conte com a InterOp para impulsionar sua TI!

Como vimos, o Planejamento Estratégico de TI é um roteiro bem elaborado sobre os objetivos do negócio. Sendo assim, é indispensável para quem quer chegar longe e conquistar o mercado.

As dicas apresentadas são úteis nessa jornada, mas você pode contar com o apoio da InterOp em diversos momentos. Somos uma empresa de tecnologia de informação com mais de 30 anos de atuação séria, inovadora e focada no sucesso de nossos clientes.

Portanto, não perca mais tempo! Fale agora com um de nossos especialistas e veja como nossas soluções podem contribuir para o seu desenvolvimento!

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: