Power BI: um overview sobre a plataforma de business intelligence

Conheça o Power BI, uma das ferramentas de Bussiness Intelligence mais utilizadas do mercado, suas funcionalidades e como ela pode ajudar no seu negócio.

Pierrie Bulling
Power BI

Recentemente publicamos um artigo em nosso blog, onde abordamos o conceito de Business Intelligence (BI) e como ele pode auxiliar a sua empresa a tomar decisões de forma estratégica e focada em resultados mensuráveis para o seu negócio.

Neste artigo vamos te apresentar uma das principais ferramentas de BI do mercado, o Power BI, com ela você consegue obter insights e monitorar o seu negócio por meio de diferentes fontes de dados, tudo consolidado dentro de um único dashboard.

O que é Power BI?

O Power BI é uma ferramenta da Microsoft para análise de negócios e dados. Ele torna possível a conexão de dados em qualquer lugar que eles estejam, possibilitando a criação de filtros, visualizações e compartilhamento com quem desejar. A sua construção se dá em cima das seguintes estruturas:

  • Visualização: Representação visual dos dados;
  • Conjunto de dados: A coleção de dados manipulada pela ferramenta para criar as visualizações;
  • Relatórios: Conjunto de visuais de uma coleção de dados;
  • Dashboards: Grupo de página única de visuais, criado a partir de relatórios;
  • Blocos: Forma de visualização de um Dashboard.

O fluxo de trabalho mais comum do Power BI é dividido em: (1) conectar-se a sua base de dados, onde quer que ela esteja; (2) publicar relatórios e dashboards, compartilhando os insights com sua equipe; (3) acessar insights de qualquer lugar para tomar ações baseadas nessas informações.

A conexão com bases de dados é muito simples, estas podendo variar desde arquivos do Excel até banco de dados da Azure. Na ferramenta também é possível se conectar a serviços de software, como provedores de SaaS ou serviços em nuvem como Salesforce, Google Analytics e Facebook.

 

Diferenciais

Uma das grandes dificuldades quando se fala de Business Intelligence é a quantidade de dados, o que torna inviável utilizar todos de forma bruta. O correto é organizá-los e filtrá-los para que as informações geradas tenham relevância.

O Power BI possui um Editor de Consultas, que formata e transforma dados deixando-os prontos para a utilização nos modelos e visualizações. A ferramenta é capaz de limpar os dados que estejam com formatação fora do padrão, o que dá segurança para trabalhar com dados sensíveis ao negócio.

Além disso, também possibilita que você gere novos dados dinâmicos baseados nas entradas escolhidas, isso otimiza o processo para as necessidades específicas do seu negócio. Por fim, a sua visualização gera praticamente qualquer formato visual, basta escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade.

 

Funcionalidades

Com o Power BI você pode conectar, preparar e modelar seus dados com recursos avançados. É possível conectar diretamente a fontes de dados dos mais diferentes tipos, são mais de 90 conectores variando entre dados locais ou na nuvem.

fontes de dados que podem ser usadas no Power BI

Com ele você combina, transforma e organiza grande volume de dados com o Power Query, com menor custo e de maneira mais rápida. Também é possível simplificar a modelagem de dados, para assim reaproveitá-los em vários modelos, usufruindo da interface de análise para se criar modelos automaticamente.

A ferramenta possui uma infinidade de opções de visualização de dados, conta com mais de 100 visuais personalizados. Além disso, permite a colaboração e compartilhamento de insights com todos os usuários da organização, de qualquer dispositivo.

 

Como sua empresa pode se beneficiar do Power BI

A seguir, listamos as três principais áreas de negócio que o uso Power BI agrega grande valor:

Alta gestão

O Power BI é a ferramenta analítica que os executivos precisam para ter insights e tomar decisões assertivas! Ele apoia a tomada de decisão e o planejamento estratégico.

Os dados viram insights que viram plano de ação. É possível combinar uma vasta quantidade de fontes, preparar os dados e criar relatórios em poucos minutos.

Profissionais de TI

Permite acompanhar o SLA dos Serviços de TI, a disponibilidade dos ativos e os chamados e incidentes. Além disso, pra quem presta serviços de TI, é uma maneira eficiente de demonstrar valor a seu cliente.

Na InterOp, usamos o PowerBI para acompanhar as métricas de nossos projetos. Mensalmente, nossos clientes recebem relatórios com as visões referentes a seus contratos conosco: SLA, quantidade de chamados, tempo de atendimento, consumo de horas, entre outras informações. Tudo isso organizado por tipo de Serviço e de Requisição.

Vendas

As equipes de vendas podem usar o Power BI para analisar seus fluxos de vendas e seus tipos de clientes que mais consomem. Acompanhar estoques e a performance das vendas.

Mas também é possível acompanhar a performance dos vendedores e das campanhas de marketing.

A InterOp oferece diversas opções de serviços de inteligência de negócios, entre eles a implementação do Power BI. Clique aqui para mais informações.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: