O que é preciso para iniciar um projeto de PowerBI

Iniciar um projeto de BI pode ser um desafio para qualquer organização. Neste artigo, apresentaremos nosso framework usado para dimensionar corretamente a implementação de uma plataforma de BI.

Luzia Mendes
Saiba como iniciar um projeto de PowerBI

Em nossa experiência, percebemos que muitas empresas buscam iniciar projetos de PowerBI sem ter uma dimensão clara do investimento em dinheiro, tempo e esforço, para realizar tal atividade. Neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas para iniciar um projeto de BI, com foco na solução da Microsoft, o PowerBI.

A Microsoft posiciona o PowerBI como a plataforma mais amigável de se utilizar para gerar dashboards e relatórios de Business Intelligence, o que é verdade. Com ele, você tem uma ferramenta de gestão de dashboards muito fácil de criar novos relatórios, mas para chegar lá existe um longo caminho.

Um ponto importante a se esclarecer é que, quando a Microsoft diz que é muito simples criar dashboards com o PowerBI, ela não está mentindo. Profissionais de todas as áreas aprenderam, ao longo do tempo, a dominar o Excel para fazer suas planilhas. O PowerBI é, dessa forma, mais uma ferramenta de produtividade da Microsoft.

Entretanto, o principal desafio ao implementar qualquer plataforma de BI é a estruturação dos dados. Ou seja, modelar os dados em formatos para consumo, como em data warehouses ou data lakes. Esta etapa é a mais complexa e envolve conhecimentos profundos acerca de diferentes tipos de bancos de dados.

Além disso, a formulação de relatórios avançados, com muitos filtros e correlações de informações, requer um domínio técnico da ferramenta escolhida e acaba exigindo bastante conhecimento sobre a área de negócios.

 

Vale a pena contratar uma consultoria?

Antes de iniciar um projeto de PowerBI, você precisa ter clareza no uso que dará à ferramenta. Se você pretende utilizar o PowerBI para uma visualização básica de alguns dados do seu setor, sem utilizar os recursos mais avançados, nossa recomendação é que invista em capacitação da sua equipe. Isso porque, a contratação de uma consultoria vai significar profissionais capacitados – e muitas vezes caros – para a sua necessidade, que vão gastar um bom tempo aprendendo sobre o seu negócio e os seus dados.

Agora, se você busca agregar grande valor ao negócio, com a criação de relatórios avançados, com fluxos de dados automatizados e que alimentem a plataforma sem precisar ficar atualizando planilhas, a solução pode estar na contratação de um fornecedor especializado no assunto. Assim, é possível evoluir para estruturas que utilizem até machine learning para aprender com os dados passados e realizar previsões real-time.

O sonho de todo gestor é parar de acessar diferentes ferramentas para gerar relatórios, exportar planilhas, entre outras atividades que não geram valor, apenas gastam o recurso mais escasso, o tempo. E isso é possível de se atingir com uma boa execução e os profissionais certos, que possuam experiência na implementação de soluções de business intelligence em estruturas de dados complexas.

Se a sua empresa já entendeu a seriedade da utilização de dados para a tomada de decisão e quer investir em business intelligence, existem dois tipos de contratações possíveis: por projeto, ou alocação de profissionais.

Nós recomendamos o segundo modelo. Isso porque o profissional de dados precisa entender do negócio e das estruturas de dados utilizados pela sua organização. Por isso, achamos melhor aproximar esse profissional da sua empresa e mantê-lo disponível para manutenções e desenvolvimentos futuros.

Aqui na InterOp, através da contratação de uma consultoria, é possível contar com um profissional parcialmente alocado para garantir continuidade e menor custo.

 

Contratando um projeto de BI

Para se ter uma cotação de um projeto de BI, algumas informações são necessárias. Basicamente, é preciso entender a maturidade da empresa em projetos similares, a infraestrutura de dados disponível e desejada, o objetivo do projeto e os indicadores que se desejam visualizar no relatório final.

Além disso, é importante viabilizar os acessos aos sistemas consumidos, identificar as fórmulas dos KPIs e se existe a necessidade de construir dicionários de dados, caso os dados não venham estruturados de forma amigável pelas plataformas às quais serão coletadas as informações.

Ilustração do resultado de um projeto de PowerBI

 

Framework para iniciar um projeto de PowerBI

Para elucidar sobre os passos necessários para iniciar um projeto de PowerBI, decidimos compartilhar nosso framework de entendimento de necessidades do cliente. Utilizamos esse recurso para fazer um dimensionamento inicial do projeto. Acompanhe as principais questões:

 

1) Maturidade da empresa em projetos similares

  • A sua empresa já utiliza ou já utilizou PowerBI ou outra ferramenta de BI?
  • Já contrataram consultorias de negócios?
  • Quem irá consumir os relatórios? Quem será responsável por novos relatórios?
  • Existem Analistas de Dados na empresa?

 

2) Maturidade do projeto

  • Existe data estipulada para a entrega do projeto?
  • A empresa está cotando com outros fornecedores?
  • Existe equipe definida para este projeto? Favor informar nomes e atribuições.
  • Existe budget aprovado/expectativa de valor a ser investido?
  • Como é o processo de aprovação do projeto? Quem são os envolvidos?

 

3) Infraestrutura

  • Já possui licenciamento PowerBI?
  • Já possui fornecedor de licenciamento Microsoft?
  • Pretende utilizar datacenter próprio? Cloud própria? Hospedagem via InterOp?
  • De quais sistemas serão extraídos dados?
  • Possui licenciamento/espaço em disco disponível de SQL Server?
  • Qual a periodicidade de atualização dos dados?

 

4) Objetivo do projeto

  • Descreva os motivos que o levaram a buscar uma consultoria;
  • Quais são as necessidades de negócio?
  • Quais são os resultados esperados?
  • Existe alguma mudança cultural que sua empresa deseja atingir com esse projeto?

 

5) Indicadores

  • Descreva alguns indicadores que se pretende construir, deixando explícito de onde vem estes dados (sistemas, ERP, planilhas, etc.) e se existem fórmulas envolvidas para que o dado apresentado esteja no formato ideal.

 

O objetivo principal deste artigo é demonstrar que quanto maior o detalhamento do projeto maiores serão as chances de se obter sucesso em um projeto de Business Intelligence. Independente do fornecedor ou dos profissionais escolhidos, é preciso ter uma visão muito clara do que se pretende atingir como resultado final.

 
Consultoria em Power BI

 
Agora que você compreendeu melhor o cenário de criação de um projeto na área de BI e acredita que sua empresa precise de profissionais qualificados para oferecer esse serviço, fale com nossos especialistas! Estamos a disposição para te ajudar a implementar a solução na sua organização.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: