QlikView: Conheça essa poderosa ferramenta de BI

Conheça como funciona uma das principais ferramentas de Business Intelligence (BI) do mercado, o QlikView. Descubra quais são suas principais funcionalidades.

Pierrie Bulling

Há pouco tempo publicamos um artigo sobre Business Intelligence (BI), onde mostramos como ele pode vir a agregar valor na sua empresa, ajudando na tomada de decisões estratégicas e focadas em resultados mensuráveis para seu negócio. Já neste artigo, vamos abordar uma das principais ferramentas de BI do mercado, o QlikView.

É uma plataforma versátil, de baixo custo e que já foi escolhida como líder do quadrante mágico do Gartner por 9 vezes. Ela recebe informações das mais diversas fontes e transforma dados em conhecimento seguro e aplicável no seu negócio.

 

O que é QlikView?

O QlikView é um software de Business Discovery, desenvolvido pela QlikTech. Esse conceito significa que todos os usuários de negócio da empresa podem usar o BI para contribuir na tomada de decisão. Ele utiliza um mecanismo patenteado que gera, em tempo real, novas exibições, comprime os dados e os mantém em memória. Assim, eles ficam disponíveis para exploração instantânea para múltiplos usuários.

Caso os dados sejam grandes demais para serem armazenados em memória o QlikView se conecta direto à fonte desses dados. O software também conta com uma experiência associativa para os dados utilizados em análises, ou seja, é possível criar uma interface única para apresentações interativas e análises de qualquer tipo de informação.

 

Funcionamento

Seu funcionamento se dá em quatro etapas: instalação, construção de scripts, criação de nuvem de dados e construção de dashboards. Explicamos a seguir todas elas:

1) Instalação: É necessário realizar o download no site e executar o arquivo. A versão trial é de 15 dias não consecutivos (ele só conta os dias que você realmente fez uso do aplicativo). Após esse prazo, você ainda pode fazer uso da ferramenta, mas só conseguirá abrir os arquivos gerados pela sua instalação na versão trial. Caso deseje adquirir a solução é possível contatando a InterOp.

2) Construção de Scripts: Todas as atividades realizadas no Qlikview geram scripts que são criados de forma automática. A sua codificação é proprietária, mas semelhante ao VBA, por isso ela é uma ferramenta voltada para o usuário final. Neste script é realizada a conexão com sua fonte de dados, que pode ser arquivo .txt, .xls ou qualquer tipo de banco de dados de mercado.

3) Criação de nuvem de dados: Após o carregamentos das fontes de dados, o QlikView elabora todo o relacionamento entre eles. Como não faz uso da abordagem top-down, é possível localizar quaisquer dados independente de sua localização na estrutura dos dados.

4) Construção de Dashboards: Nessa etapa você trabalha com os dados conforme sua necessidade. O software disponibiliza fórmulas iguais as do Excel (nome e sintaxe). É possível fazer uso de tabelas, listas, dropdowns, gráficos (barra, pizza, linha etc.), além de contar com integração ao Google Maps.

 
qlik sense

 

Funcionalidades do QlikView

Os dashboards e relatórios do QlikView facilitam a compreensão das informações dispostas, com respostas a desafios de negócio expressos em gráficos interativos que proporcionam maior clareza em relação aos indicadores de performance da empresa.

A ferramenta apresenta diferentes formas de visualizar indicadores de desempenho, com o objetivo de simplificar a identificação de comportamentos e tendências que facilitem a tomada de decisões e cumprimento da estratégia da empresa. É possível enviar e armazenar dados no sistema por meio de dispositivos móveis o que torna a comunicação entre equipes mais ágil e flexível.

A tecnologia in-memory permite compactação de até 90% do tamanho original dos arquivos, mas ainda assim os dados ficam disponíveis na memória do sistema e as associações realizadas também continuam mantidas.

Com o AQL™ (Associative Query Logic) as pesquisas são realizadas de forma não hierárquica, isso garante análises onde as queries não foram construídas em uma ordem específica (como ano/mês/trimestre).

 
Interop - Qlikview

 
Todas essas funcionalidades fazem das ferramentas de Business Intelligence uma ótima opção para melhorar a tomada de decisão na sua empresa. Caso deseje orientar sua empresa a dados, fale com a gente!

A InterOp trabalha com diversas opções de serviços de inteligência de negócios. Atualmente estamos focando mais no Power BI para a entrega de servicos devido ao seu valor extramamente competitivo.

Quer saber mais sobre como implementar um BI na sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: