Quais as diferenças entre NOC e SOC

Entenda as principais diferenças entre NOC e SOC e como eles atuam nas organizações.

Thomaz Mor

Um ambiente de TI seguro, estável, acessível e monitorado é peça essencial no funcionamento, lucratividade e qualidade dos serviços de uma empresa. Por isso, é crucial manter a disponibilidade e a segurança da infraestrutura de TI. Para acompanhar a saúde destes indicadores, existem os serviços de monitoramento: NOC e SOC.

Nesse blog, falaremos o que você precisa saber sobre esses dois serviços, as principais diferenças entre NOC e SOC e como eles atuam nas organizações.

 

O que é NOC?

Como já explicamos anteriormente NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Redes) é um centro de operações composto por profissionais de TI que realizam a supervisão e monitoramento contínuo do desempenho e saúde do ambiente tecnológico. Através dos serviços de NOC as organizações possuem uma visibilidade total do ambiente, detectando possíveis anomalias e identificando rapidamente possíveis erros. Para garantir a disponibilidade do ambiente tecnológico das organizações é essencial a existência de um NOC.

Outra vantagem do serviço NOC é que o monitoramento pode ser feito 24h por dia e 7 dias por semana. Sempre que houver uma irregularidade na rede, independente do horário, um alerta é enviado e o erro pode ter sua resolução iniciada no exato momento em que a notificação é gerada. Isso permite que não ocorra redução de produtividade, nem longos períodos de inatividade.

 

Também é possível fazer a análise preventiva da infraestrutura de TI e identificar falta de recursos na estrutura atual, prevenindo a queda de serviços críticos e aumentando a satisfação dos seus usuários.

Nesse artigo explicamos como a InterOp implementou o serviço de monitoração 24/7 via NOC na rede Marista.

 

O que é SOC?

SOC (Security Operations Center ou Centro de Operações de Segurança) é um centro de operações composto por profissionais de segurança, que monitoram, detectam, investigam, e respondem a ameaças que possam afetar a segurança da informação das organizações. O SOC monitora todos os recursos de segurança utilizados na empresa, como firewalls, IPs, antivírus, UTMs e anti-DDoS, e analisa eventos relacionados a rede, servidores, aplicações, website, e qualquer sistema existente na organização.

O SOC é baseado em uma abordagem proativa, executando principalmente operações com base na segurança cibernética

Como se trata de uma área altamente especializada, o SOC deve ter foco total no monitoramento, análise e desenvolvimento de estratégias de segurança do ambiente de TI.

 

Quais as principais diferenças entre NOC e SOC

Enquanto o SOC prioriza proteger a organização, através da identificação das ameaças, coleta de evidências para responder a possíveis incidentes de segurança, o NOC possui como foco a disponibilidade do ambiente impedindo um tempo de inatividade prolongado, e atua para alertar ou restabelecer os serviços o mais rápido possível, garantindo o SLA acordado.

Enquanto o serviço de NOC é considerado um atividade operacional, o SOC possui um impacto estratégico nos negócios.

Ambos são serviços complementares para saúde e operação da sua empresa. O papel de ambos é importantíssimo em uma organização que preza pelos serviços e integridade dos seus dados.

 

monitoramos o seu ambiente de TI 24/7

 

A Interop é especializada no fornecimento de serviços de infraestrutura. Possuímos equipes dedicadas de NOC para atendimento 24/7. Fale Conosco e conheça nosso modelo de serviço.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: