Como implementar um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação eficiente?

Sua empresa tem um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação? Os dados são ativos valiosos e quem não se preocupa em protegê-los pode acabar integrando o lado negativo das estatísticas: o das vítimas de violações e ataques cibernéticos. A boa notícia é que nunca é tarde para começar! Na verdade, o importante é dar […]

sistema de gerenciamento de segurança da informação

Sua empresa tem um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação? Os dados são ativos valiosos e quem não se preocupa em protegê-los pode acabar integrando o lado negativo das estatísticas: o das vítimas de violações e ataques cibernéticos.

A boa notícia é que nunca é tarde para começar! Na verdade, o importante é dar o primeiro passo e começar a priorizar a cibersegurança em seu planejamento e orçamento.

Para te ajudar, preparamos este conteúdo com os pontos essenciais sobre o SGSI. A seguir, você entende o que é, para que serve e, claro, como implementá-lo com eficiência em seu negócio. Aproveite!

O que é um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação?

Um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação determina a forma com que uma organização cuida da segurança e privacidade de seus dados. Assim, ajuda na gestão dos riscos e vulnerabilidades e cria uma governança eficaz.

Em resumo, o SGSI organiza os processos e atividades em prol da proteção de informações valiosas para o negócio. Para isso, engloba processos, pessoas e tecnologias utilizadas no armazenamento e processamento de dados.

Confira, a seguir, os pilares de um bom Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação:

Políticas

As políticas nada mais são que diretrizes que ditam como a empresa cuidará de dados confidenciais durante todo o seu ciclo de vida. Portanto, é uma das bases para o Programa de Segurança da Informação.

Procedimentos

Quando falamos em procedimentos, estamos nos referindo às ações e atividades que devem ser seguidas pelos colaboradores no acesso e uso de informações e sistemas empresariais. Nesse sentido, são processos bem detalhados para minimizar riscos.

Controles de acessos

Os controles estão relacionados a restrições para uso e acesso a hardwares, softwares e ambientes de TI. É importante mencionar que, apesar de existirem regras universalmente recomendadas, cada negócio pode ter suas próprias necessidades.

Apoio à Liderança

Um bom Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação só existe quando gestores e lideranças contam com o suporte necessário. Afinal, não basta criar políticas, procedimentos e requisitos. Eles devem ser cumpridos em toda a empresa.

Por isso, o apoio de uma equipe de especialistas em Segurança da Informação é imprescindível para construir um plano completo, personalizado e realmente eficiente.

Mas, afinal, por que sua empresa precisa de um SGSI?

No contexto atual, investir em Segurança da Informação é sempre uma excelente estratégia. Ainda assim, muitas empresas ainda não contam com um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação.

Se o seu negócio está inserido nesse grupo, você pode estar se perguntando: “será que isso é mesmo necessário?” A resposta é sim e nós podemos provar!

O primeiro e grande motivo para investir nesse modelo é a redução de custos. Isso porque, o sistema é a base para adotar uma abordagem proativa perante riscos cibernéticos.

Vale destacar que um estudo global da Forrester concluiu que 52% das empresas concordam que a mitigação proativa de riscos é tão valiosa quanto uma resposta ágil aos problemas. Ou seja, deixar de planejar é o mesmo que planejar falhar!

Outro argumento a favor do SGSI é que eles podem contribuir para a compliance. No caso do Brasil, é uma forma de se adequar à LGPD e proteger os dados pessoais de clientes, parceiros e colaboradores.

Por fim, é sempre bom lembrar que o custo de uma violação de dados é muito alto. E não estamos falando apenas de prejuízos financeiros, mas de perda de reputação e mercado.

Como implementar um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação?

Para aproveitar todos esses benefícios, as empresas precisam de uma mudança de mentalidade. Nesse caso, é fundamental parar de agir de forma reativa e planejar formas inteligentes e estratégicas para mitigar riscos.

É nesse momento que o apoio da InterOp faz toda a diferença! Afinal, com a consultoria especializada e personalizada, é muito mais fácil e rápido alcançar a excelência do seu Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação. Entenda!

Sistemas de Proteção

A InterOp pode te ajudar a implementar a tecnologia ideal para seu SGSI. Isso porque, estamos preparamos para realizar o licenciamento, implantação, configuração e suporte dos principais sistemas de proteção do mercado, como:

  • CrowdStrike;
  • HSC MailInspector;
  • HSC ISS;
  • Microsoft Azure, Defender e Sentinel;
  • BeyondTrust;
  • VmWare;
  • Fortinet;

Consultoria

Temos uma equipe de profissionais altamente qualificada que realiza um amplo diagnóstico do seu ambiente para indicar as melhores soluções. Assim, é possível potencializar seus investimentos e melhorar os pontos críticos de forma prioritária. Entre as ações executadas, destacamos:

Suporte de qualidade para sua segurança

A InterOp é referência em monitoramento 24×7 e suporte de TI, um elemento importante para a Segurança da Informação. Com ferramentas e equipe profissional realizamos o monitoramento de eventos de segurança e ativos de TI para que seus dados estejam sempre protegidos.

Além disso, podemos auxiliá-lo em várias demandas relacionadas, como:

  • repostas a incidentes;
  • configuração e operação de antivírus;
  • proxy.

Tire seu SGSI do papel com a InterOp!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação? Como ficou claro, o seu maior benefício é garantir que sua empresa trabalhe com as políticas, os procedimentos e as tecnologias necessários para proteger seus dados.

Agora que entende sua importância, conte com a InterOp para agilizar processos e manter seus dados sem segurança, livre de ameaças e violações.

Atuamos em conjunto com o cliente na implantação de programas de segurança vinculando a ISO, NIST, CIS e LGPD. Aqui, você conta com as melhores práticas de segurança cibernética com ações defensivas, que auxiliam a evitar ataques e apoiam a governança.

Não perca mais tempo e fale agora mesmo com um especialista!

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram:

    Pontos em comum entre os indicadores de TI e os relatórios estratégicos: descubra 7 maneiras para garantir uma boa performance

    Leia Mais

    Quem realiza a sua gestão de demandas de TI? Saiba mais sobre o Service Desk, da InterOp, para o setor público

    Leia Mais