É possível utilizar uma stack toda Open Source na sua empresa?

Muitos profissionais se questionam se é viável adotar uma stack open source completa. Neste artigo explicamos a viabilidade do código livre em ambiente corporativo.

Equipe InteropEquipe Interop
Stack Open Source

Até há algum tempo atrás era inviável montar uma stack de software totalmente open source dentro de ambientes corporativos. Apesar de muitas tecnologias de código aberto serem amplamente utilizadas já há bastante tempo, para muitas atividades ainda era necessário adotar sistemas de mercado por falta de opções mais amigáveis, seja em termos de interface como em facilidade de uso.

Hoje podemos dizer que a realidade é bastante distinta. Possuímos ótimas opções open source para CRM, ERP, BI, sistemas operacionais, bancos de dados, linguagens de programação, versionamento de software ou qualquer tipo de sistema que seja necessário adotar na sua empresa.

Além disso, muitas tecnologias criadas para resolver problemas específicos de empresas como Google ou Facebook, por exemplo, estão sendo liberadas gratuitamente pelos seus desenvolvedores. Afinal, é muito mais fácil que a comunidade criada em torno delas mantenha essas plataformas atualizadas e introduzam novas funcionalidades do que continuar investindo por período indeterminado.

Neste artigo explicaremos se é viável adotar uma stack totalmente open source e quais os benefícios disso para sua empresa. Continue a leitura!

 

Quais as vantagens de utilizar uma stack open source?

Como toda escolha por uma determinanda tecnologia, existem vantagens e desvantagens dentro de um empacotamento de software que se propõe a executar qualquer atividade. Elencamos alguns benefícios:

1. Custo Zero em Licenciamento

Um dos pontos que mais chama atenção é certamente o custo. Software livre não necessita de investimentos em licenciamento. Entretanto, ele não sai de graça. Será necessário que algun(s) profissional especializado mantenha ele funcionando.

Hoje, com as diversas opções de virtualização, conteinerização e computação em nuvem, a manutenção de software ficou muito mais simples. Seja para manter o sistema em produção, como para administrar ambientes de validação.

2. Evolução Constante

Além do custo zero, outra vantagem da utilização de open source é a sua contínua evolução. Milhares de desenvolvedores ao redor do mundo desenvolvendo melhorias em sofware livre é uma capacidade de trabalho maior do que qualquer empresa poderia despender no seu desenvolvimento.

3. Base de conhecimento abundante

Outra grande vantagem da adoção de sofware livre é a grande quantidade de documentação disponível na internet de forma gratuita. Como as soluções open source tendem a ter uma adoção muito maior, pelo fato de serem gratuitas, também tendem a ter vasta documentação criada por seus usuários.

Isso fica claro no grande volume de conteúdo gerado em sites como o stackoverflow. Além disso, também tendem a ter maior volume de treinamentos online disponíveis nas principais plataformas.

4. Disponibilidade de profissionais

Como consequência do grande volume de usuários de software livre, temos uma maior disponibilidade de profissionais no mercado. Isso ajuda na hora de ampliar o time ou na hora de contratar alguém para prestar o serviço. Leia nosso post sobre outsourcing de TI.

 

Quais empresas utilizam stacks open source?

É mais fácil encontrar empresas que usam plataformas de software livre do que empresas que não as utilizam. Hoje em dia, todas as grandes empresas fazem uso deste tipo de tecnologia.

Inclusive, recentemente, a Microsoft fez um movimento de se aproximar da comunidade open source, investindo em empresas e integrando suas soluções. E mais, disponibilizou algumas de suas próprias tecnologias de forma gratuita para o mercado.

No site stackshare é possível ver as stacks utilizadas pelas principais empresas do mundo, tudo isso categorizado por função. E é surpreendente acompanhar a quantidade de soluções open source utilizadas.

 
Implementação DevOps

 

É possível terceirizar implementação open source?

Sim. Hoje, o negócio de muitas empresas de tecnologia está apoiado na implementação de soluções open source. Assim é possível usufruir do licenciamento gratuito mesmo sem conhecer a plataforma ao ponto de implementar por conta própria.

A InterOp é especialista em diversas tecnologias Open Source. Trabalhamos entregando serviços para Zabbix, Linux, OTRS, ferramentas DevOps, entrou outras. Caso queira trazer o seu projeto para nossos especialistas avaliarem, entre em contato conosco.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: