5 tecnologias emergentes para 2024: como preparar sua TI para o futuro?

Toda empresa precisa estar pronta para se adaptar às rápidas evoluções no mercado. É por isso que as tecnologias emergentes estão ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo, se tornando estratégias valiosas para a evolução dos negócios. Mas como preparar a TI para essas inovações? As organizações que aprenderem a fazer isso com agilidade […]

tecnologias emergentes para 2024

Toda empresa precisa estar pronta para se adaptar às rápidas evoluções no mercado. É por isso que as tecnologias emergentes estão ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo, se tornando estratégias valiosas para a evolução dos negócios.

Mas como preparar a TI para essas inovações? As organizações que aprenderem a fazer isso com agilidade terão mais chances de se destacar no futuro, ao explorar o potencial de novos recursos e ferramentas tecnológicas.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para mostrar como é possível sair na frente e aproveitar tudo que as tecnologias emergentes têm a oferecer. Continue a leitura e confira!

O que são tecnologias emergentes?

De maneira resumida, as tecnologias emergentes são recursos tecnológicos que estão em desenvolvimento ou que já foram criados, mas ainda não foram amplamente incorporados ao dia a dia das empresas e dos consumidores.

Tais tecnologias são resultado de estudos avançados e intensas pesquisas nas mais diferentes áreas do conhecimento e em diversos segmentos do mercado. Desse modo, têm o potencial de otimizar produtos, serviços e processos — sobretudo no contexto empresarial.

Conhecer e compreender essas tecnologias é fundamental para gestores que desejam se destacar na carreira. Além disso, é um passo importante para qualquer negócio se manter competitivo e embarcar de vez no futuro digital.

Anote aí: 5 tecnologias emergentes que já estão moldando o futuro!

Vivemos em uma era de constantes avanços tecnológicos. Assim, as tecnologias emergentes desempenham um papel fundamental na transformação de diversos setores.

Embora promissor, esse cenário também traz os seus desafios. Afinal, identificar os recursos mais adequados às suas demandas nem sempre é simples.

Diante dessa realidade, queremos ajudar você a seguir pelo caminho da inovação, investindo naquilo que tem mais probabilidade de moldar o futuro dos negócios. Continue a leitura e confira 5 exemplos que valem a pena serem incorporados em sua rotina!

1. AIOps

A AIOps, ou inteligência artificial para operações de TI, é uma tecnologia emergente que combina técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar a eficiência e a automação das operações de TI.

Esse recurso utiliza algoritmos avançados para analisar grandes volumes de dados, identificar padrões, prever possíveis problemas e tomar decisões de forma autônoma e assertiva. Em resumo, os dados é que mostram o melhor caminho a ser seguido.

Com a AIOps, as organizações conseguem otimizar o desempenho de seus sistemas, melhorar a disponibilidade dos serviços e reduzir o tempo de resolução de problemas. Assim, fica mais fácil garantir uma experiência estável e confiável para os usuários.

Você sabia? A plataforma PRIAX, da InterOp, combina a tecnologia de AIOps com Big Data e Machine Learning. Assim, consegue automatizar inúmeros processos de TI, tornando-os mais ágeis, seguros e assertivos, como:

  • CMDB e Discovery;
  • Observabilidade, Detecção e Gestão de Eventos;
  • Planejamento de Continuidade de Negócio.

2. Tecnologia Verde (TI Verde)

Com o aumento da conscientização ambiental, as empresas estão adotando soluções tecnológicas mais eficientes em termos de energia, reduzindo o consumo e os impactos de sua atuação no planeta.

Nesse contexto, a TI verde emerge como uma tendência valiosa, que incentiva a implementação de práticas sustentáveis na área de tecnologia da informação, como:

  • utilização de servidores de baixo consumo energético;
  • virtualização de servidores;
  • adoção de práticas de reciclagem e descarte responsável;
  • uso de energia renovável nas empresas.

3. Outsourcing de TI

O Outsourcing de TI está inserido nessa lista por ser uma solução que envolve a aplicação de inúmeros recursos humanos e tecnológicos. Sem dúvidas, é uma prática emergente que incentiva a contratação de serviços externos para a gestão da infraestrutura e execução de atividades relacionadas à tecnologia da informação.

Com a crescente complexidade das demandas do setor de TI, muitas empresas estão optando por terceirizar atividades específicas ou até mesmo toda a equipe e suas responsabilidades. Assim, conseguem se concentrar em sua atividade principal, além de reduzir custos e ter acesso a recursos avançados.

Aliás, confiar essa missão a especialistas é uma forma estratégica de garantir que sua empresa aproveite todo o potencial de tecnologias emergentes. Afinal, recrutar e treinar um time interno para lidar com nossas ferramentas demanda tempo e dinheiro.

Portanto, o Outsourcing de TI é uma estratégia valiosa para negócios que deseja ter acesso a recursos computacionais de ponta, mão de obra especializada e um monitoramento ativo do seu ambiente de TI.

4. Observabilidade Aplicada

A observabilidade aplicada é uma tecnologia emergente voltada a coleta, análise e interpretação de dados em tempo real para obter insights sobre o desempenho de sistemas complexos. A partir desse tipo de recurso, as empresas passam a ter acesso a um conjunto de benefícios, como:

  • monitorar a saúde e o comportamento de seus sistemas;
  • identificar gargalos;
  • detectar anomalias e tomar ações proativas para otimizar o desempenho.

Essa abordagem é especialmente relevante em ambientes de TI distribuídos e escaláveis. Isso porque, nesses ambientes, o entendimento profundo dos sistemas é essencial para garantir uma operação eficiente.

5. Sistema Imunológico Digital

O sistema imunológico digital é uma das tendências emergentes apontada pelo Gartner como extremamente promissor. O recurso opera de forma semelhante ao sistema imunológico humano e tem como principal objetivo proteger organizações e sistemas contra ameaças cibernéticas.

Em síntese, estamos falando de técnicas avançadas de análise de dados, Inteligência Artificial e aprendizado de máquina para identificar e combater ataques em tempo real. Assim, detecta e neutraliza invasores, minimizando os danos e mantendo a integridade dos dados e dos sistemas.

Falando sobre TI: como implementar a tecnologia emergente certa em seu negócio?

Considerando os intensos avanços tecnológicos dos últimos anos, podemos identificar muitos recursos capazes de otimizar a rotina dos negócios e melhorar os seus resultados. Porém, a adoção de novas tecnologias é um processo que exige análise estratégica.

Nem todo recurso é vantajoso para toda empresa. Como estamos falando de investimentos financeiros, é importante aprender a aplicar seus esforços na solução ideal.

Diante dessa realidade, listamos alguns passos básicos que podem tornar essa escolha ainda mais assertiva e segura. Confira!

Entenda as necessidades do seu negócio

Antes de implementar tecnologias emergentes, compreenda as necessidades reais do seu negócio. Ou seja, analise sua rotina e as áreas/processos que contribuem para resultados negativos ou proporcionam as melhores experiências aos clientes.

Ao entender essas fraquezas, você pode direcionar seus esforços para encontrar soluções tecnológicas que abordem esses desafios.

Avalie os impactos e riscos

Ao implementar uma tecnologia emergente, é indispensável avaliar os impactos e riscos envolvidos. Isso porque, o novo recurso também pode apresentar desafios e obstáculos.

Diante disso, é preciso avaliar cuidadosamente como a implementação afetará sua produtividade, segurança e eficiência operacional. Considere todo o cenário, como a integração com sistemas existentes, a necessidade de treinamento da equipe e a possível resistência à mudança.

Uma análise completa permitirá que você tome decisões estratégicas e invista na tecnologia emergente mais alinhada aos objetivos do seu negócio.

Conte com parceiros especializados

Implementar tecnologias emergentes pode ser um desafio complexo, especialmente se você não possui experiência prévia ou conhecimento aprofundado sobre o assunto. Nesse sentido, contar com parceiros especializados é uma estratégia inteligente e altamente recomendada.

Nessa hora, busque empresas ou consultores com expertise na área da tecnologia emergente que você deseja implementar. Esses parceiros podem oferecer suporte, conhecimento avançado e experiência prática — diferenciais que te ajudarão bastante nessa jornada.

Conte a experiência e qualidade da InterOp!

As tecnologias emergentes são um diferencial para a transformação digital das empresas e trazem resultados que impactam todos os setores. No entanto, para obter o máximo dessas inovações, o setor de TI precisa estar preparado para essas mudanças.

É aqui que a InterOp se destaca! Com mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, nos consolidamos como um parceiro confiável e especializado em soluções de TI.

Temos um time altamente qualificado, com conhecimento aprofundado das tecnologias emergentes e de seus impactos. Assim, garantimos aos nossos clientes o cenário ideal para inovar, com segurança e estratégia.

É importante mencionar que a InterOp está preparada para ofertar um suporte abrangente: do planejamento estratégico à implementação e suporte na rotina de uso da tecnologia.

Conheça o serviço de Administração do Ambiente de TI e entenda como isso pode impulsionar seu negócio!

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: