Times de Cloud e seus cargos

A computação em nuvem teve imenso impacto na infraestrutura tecnológica das empresas na última década. Saiba como montar times de cloud.

Equipe Interop
Times de Cloud

A computação em nuvem teve imenso impacto nas estratégias de infraestrutura tecnológica nas empresas na última década. Consequentemente, as equipes de TI passaram a precisar montar times de cloud.

Além de aumentar a produtividade, a arquitetura em nuvem também otimiza processos, gerando agilidade e escalabilidade nos negócios. Porém, estruturar times de cloud ainda é um desafio para muitos gestores.

Saiba mais sobre essa mudança de paradigma, e conheça os cargos que compõem os times de cloud.

Mudança de paradigma

No fim da primeira década dos anos 2000, a tecnologia mundial alcançou um novo patamar: grandes players de Cloud privada lançam suas plataformas.

Ou seja: em 2009, a AWS e, logo em seguida em 2010, a Microsoft lança o Azure.

A computação em nuvem trouxe um novo paradigma para os fabricantes de software e para as empresas em geral. Aos primeiros, viabilizou o rentável conceito de Software as a Service (SaaS). Já às empresas, tornou possível descontinuar seus gigantes datacenter físicos e caminhar para uma arquitetura serverless – com todos os benefícios financeiros, de segurança e de escalabilidade.

Novos cargos em times de Cloud

Tecnicamente, ainda que não sejam absolutamente opostas, as tecnologias utilizadas em datacenter tradicionais e em serviços cloud são significativamente diferentes. Profissionais senior em administração de servidores precisam reciclar-se para administrar infraestruturas cloud. Nem sempre é uma tarefa prazerosa.

No entanto, é um caminho sem volta. Pois são muito os benefícios da adoção de infraestruturas em nuvem. Por isso, cabe aos setores de TI adaptarem-se e investir em times de cloud.

Dessa forma, listamos abaixo os diferentes cargos em equipes de infraestrutura em nuvem:

Cloud Enterprise Architect (Arquiteto de Nuvem Corporativa)

Um Arquiteto de Nuvem Corporativa entende as necessidades do negócio e sabe como entregar soluções de serviços em nuvem. Deve ter excelentes habilidades de liderança e ser capaz de trabalhar com diferentes equipes e times em toda a empresa, pois estará gerenciando as quatro esferas do ambiente de TI em nuvem (Negócios, Infraestrutura, Segurança e Aplicação).

Program Manager (Gerente de Programa)

Um Gerente de Programa é responsável pelo planejamento, gerenciamento e entrega dos serviços de nuvem e da transformação digital. Eles são responsáveis pelo cronograma, status, riscos e orçamentos. Deve ser capaz de construir e impulsionar a excelência operacional em apoio ao crescimento e sucesso geral da organização. Também deve ter excelentes habilidades de liderança e ser capaz de trabalhar com diferentes equipes e organizações em toda a empresa.

Financial Manager (Gerente Financeiro)

Deve ser capaz de aconselhar em decisões para garantir que a empresa seja financeiramente bem-sucedida. Responsável por aprovar negócios e mobilizar o gerente de programa para iniciar um trabalho.

Cloud Infrastructure Architect (Arquiteto de Infraestrutura de Nuvem)

Responsável por projetar arquiteturas de infraestrutura de nuvem com base nos requisitos de negócios. Ele desenvolve e mantém planos de capacidade, backups e recuperações de dados e banco de dados. Também aconselha o Arquiteto de Nuvem Corporativa e trabalha com os especialistas nas tecnologia para projetar as arquiteturas de nuvem apropriadas. Normalmente é responsável pelo centro de excelência em nuvem.

Cloud Operations Engineer (Engenheiro de Operações em Nuvem)

Responsável por construir, sustentar e monitorar a estrutura de nuvem e serviços agregados. Trabalha em colaboração com o arquiteto de infraestrutura e garante que os requisitos de serviço sejam atendidos. Gerencia sistemas operacionais através de instalações, correções e atualizações para garantir que funcionem dentro dos requisitos definidos. Também cria e gerencia modelos, documenta mudanças, revisa e identifica a infraestrutura, capacidade de armazenamento, cria e gerencia máquinas virtuais e garante a resiliência de aplicações. Garante o suporte à operação de serviços de nuvem, monitora a infraestrutura como um todo para garantir a performance e SLA. Faz ajustes de acordo com essa performance, responde incidentes, analisa causa-raiz e escala para o time responsável quando necessário. Também revisa e modifica documentações, dá suporte à backup e recuperação de dados; e garante monitoramento e relatório de conformidades (compliance).

Cloud Security Architect (Arquiteto de Segurança em Nuvem)

Um Arquiteto de Segurança especifica os requisitos de segurança da nuvem. Estes requisitos geralmente estão relacionados à sensibilidade dos dados usados pelos aplicativos. Ele também aconselha o Arquiteto de Nuvem Corporativo e direciona Engenheiros de Operações de Segurança na implementação de requisitos de segurança. Um Arquiteto de Segurança em Nuvem projeta e mantém lista de verificação de configuração de segurança, planos de avaliação de risco, políticas e procedimentos de segurança corporativa e planos de resposta a incidentes.

Security Operations Engineer (Engenheiro de Operações de Segurança)

Gerencia e monitora a segurança de aplicativos com base nos requisitos de segurança. Garante que as aplicações estejam em conformidade com os padrões legais e de segurança, implementando políticas e procedimentos de segurança corporativa. Gerencia configurações de segurança na infraestrutura e nos aplicativos, incluindo o uso de modelos de infraestrutura virtual aprovados. Certifica e aprova novos modelos que atendam aos requisitos de segurança, gerencia acesso e integração com fontes federadas, garante que os grupos de segurança sejam configurados corretamente de acordo com os requisitos, realiza testes de vulnerabilidade e análise de risco, como também cria avaliações de segurança com base no monitoramento do ambiente.

Application Architect (Arquiteto de Aplicação)

Cria projetos técnicos para novos aplicativos otimizados em nuvem. Atua como líder técnico da equipe de desenvolvimento e infraestrutura. Trabalha com o Arquiteto de Nuvem Corporativa e outras equipes de projeto para desenvolver os requisitos funcionais da aplicação garantindo que seja tecnicamente alcançável. Também define requisitos de capacidade e dimensionamento desse aplicativo. Colabora com conhecimento de software junto a desenvolvedores respeitando padrões de design de arquitetura de nuvem e linguagem de programação.

Application Developer (Desenvolvedor de Aplicação)

Responsável pelo desenvolvimento do código da aplicação, gerencia alterações na base desse código, gerencia a liberação de código no ambiente de nuvem e a implantação na infraestrutura virtual dos serviços da plataforma. Apoia e monitora o desempenho do código do aplicativo, ajudar a criar e gerenciar a documentação do aplicativo, desenvolve e documenta técnicas de otimização do aplicativo e fornece treinamento para os usuários.

DevOps Engineer (Engenheiro DevOps)

Permite o lançamento de aplicativos mais confiáveis com mais rapidez e frequência. Cria e opera fluxos de trabalho rápidos e escaláveis para colocar aplicativos na nuvem. Passa a maior parte do tempo implantando e configurando compilações diárias e solucionando problemas de compilações com falha. Deve se comunicar frequentemente com desenvolvedores e gerentes de projeto. Trabalha com desenvolvedores no suporte e solução de problemas de aplicativos, projeta e constrói soluções de automação para o ambiente, para sistemas de gerenciamento, implantação, pipeline e configuração de aplicativos. Tenta automatizar tudo. Implementa construção, integração, implantação e infraestruturas como código. Revisa e recomenda continuamente melhorias nos processos e procedimentos operacionais, gerencia o conjunto padrão de teste de automação para cada ambiente e fornece suporte a aplicativos. Também desenvolve e mantém processos de gerenciamento de mudanças.

 

Outsourcing em times de Cloud

Nesse artigo, abordamos os principais cargos em times de cloud,  setor que pode ser um diferencial estratégico no crescimento da sua empresa. Para simplificar a gestão destes times, é primordial contar com o auxílio de parceiros que atendam as grandes demandas de serviços e por especialistas.

Aqui na InterOp, somos profissionais com profundo conhecimento em administração de ambientes em nuvem. Há 29 anos, entregamos serviços em tecnologia da informação, para empresas de todos os tamanhos e setores. Com times de especialistas em diversas tecnologias, acompanhamos as mudanças do mercado e nos antecipamos às novas soluções todos os dias, além de sermos parceiros Microsoft Golden oferecendo consultoria completa em: licenciamento, suporte, projetos, implantação, migração e upgrades, consultoria e treinamentos .

 

Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Então entre em contato conosco e fale com nossos especialistas!

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: