Conheça as Vantagens da Migração para Nuvem

A transformação digital e todas as iniciativas de digitalização do negócio e migração para a nuvem têm sido protagonistas em todas as empresas que demonstram recuperação financeira em meio à crise.

Luzia MendesLuzia Mendes

A transformação digital tem sido protagonista em todas as empresas que demonstram recuperação financeira em meio à crise e à pandemia. Percebemos que empresas que aceleraram seus projetos digitais já estão colhendo frutos, ganhando produtividade e reduzindo TCO (total cost of ownership), por exemplo.

Aqui na InterOp, temos desenvolvido diversos projetos relacionados à migração de infraestrutura para a nuvem, principalmente utilizando a plataforma da Microsoft Azure, e migração de licenciamento Microsoft Office (On-Premises) para Microsoft 365 (Cloud).

Você tem dúvidas a respeito de como fazer a digitalização da sua operação? Então acompanhe nosso artigo e conheça algumas possibilidades do processo de migração, assim como os seus benefícios.

 

O que pode ser migrado para a nuvem?

Em nossa experiência com migração de infraestrutura e sistemas para nuvem, de empresas de todos os portes, percebemos que as maiores demandas estão relacionadas à migração de e-mail, migração de arquivos e migração de datacenter e servidores para modelos cloud.

Ao migrar apps, servidores, dados, ou qualquer tipo de sistema da forma correta, sua empresa ganha maior capacidade, como alta disponibilidade, escalação de recursos para processamento de grande volume de dados e acesso aos arquivos de qualquer lugar, possibilitando maior produtividade aos colaboradores. Veja na ilustração, abaixo, algumas das possibilidades de migração:

 
Serviços de Migração para a Nuvem

 

Vantagens de migração para nuvem

Para entender completamente os benefícios da migração para a nuvem, é importante entender que o paradigma de uso do hardware é outro, assim como sua avaliação de desempenho. Elencamos algumas das vantagens da migração para nuvem:

Redução de custos: Tendo seus serviços na nuvem, não é mais necessário realizar a compra de servidores ou se preocupar com atualizações, tudo isso passa a ser responsabilidade do provedor de nuvem. Nesse sentido, há uma economia com horas/homem em relação à manutenção do datacenter, que exige equipe dedicada e altamente especializada.

Além disso, no paradigma da nuvem, não é mais necessário alocar uma máquina inteira para execução de uma tarefa, é possível utilizar recursos individuais, como CPU, memória, disco, etc. Além disso, todos estes recursos só são pagos quando são utilizados. Aqui vale um disclaimer, pois se os recursos não forem bem administrados podem gerar custos muito altos, portanto é preciso saber o que está se fazendo nos ambientes em nuvem.

Maior segurança: Na nuvem, os backups de dados podem ser realizados automaticamente, desde que corretamente configurados. Isso garante que as informações sensíveis à operação estejam sempre disponíveis e protegidas contra perdas de sistema. Além disso, a maior parte dos provedores de nuvem oferecem mais de uma zona de disponibilidade, permitindo isolar fisicamente os backups em caso de desastre natural.

Flexibilidade: Os serviços em nuvem permitem que as empresas contratem apenas a quantidade de recursos necessários para o seu negócio operar. Ou seja, caso a demanda cresça, é possível aumentar a capacidade de maneira fácil e ágil. Esses recursos economizados podem ser alocados em outras áreas.

Acesso de qualquer lugar: Com a pandemia, o trabalho remoto se tornou essencial, se consolidando como modelo padrão para grande parte das organizações. Ao usar os recursos da empresa na nuvem, os colaboradores só precisam de acesso à internet para trabalhar de qualquer lugar que desejarem. Utilizando o SharePoint do Office 365, por exemplo, é possível editar documentos como planilhas, textos e apresentações de maneira simultânea. Esses documentos ficam salvos na nuvem, podendo ser acessados via computador ou celular.

Otimização de processos: Ao invés da equipe de TI ter que ficar se preocupando com atualizações de softwares, processos de backups ou manutenção de servidores e de datacenter, ao migrar para nuvem, a equipe pode ser alocada em tarefas mais importantes e relacionadas ao core business da empresa.

 
Microsoft Azure

 

Como a InterOp pode ajudar sua empresa nesse processo?

Aqui na InterOp somos parceiros Gold Microsoft, para a implementação da computação em nuvem da Azure, bem como no licenciamento das soluções de produtividade líderes de mercado.

Caso tenha interesse ou queira esclarecer quaisquer dúvidas, entre em contato com nossos especialistas!

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

    Compartilhe

    Leitores também acessaram: