Como a criação de workflows pode automatizar processos?

Ferramentas que trabalham com a construção de workflows digitais surgem para tentar minimizar os problemas causados pelo aumento da complexidade dos negócios e dos processos empresariais.

Luzia MendesLuzia Mendes
Workflow Digital - Cistmart

A partir da transformação digital das empresas, as estruturas das organizações e as entregas de serviços estão cada vez mais complexas. Além disso, com um consumidor mais exigente, as empresas ficam obrigadas a trabalhar de forma mais integrada e com mais canais de comunicação e distribuição. Ferramentas que atuam na construção de um workflow digital surgem para tentar minimizar estes desafios.

Quer saber mais sobre como montar um workflow para automatizar seus processos empresariais? Então continua com a gente e vamos ao post!

 

O que é um workflow?

A partir da definição da WfMC (Workflow Management Coalition), um workflow é uma sistematização do processo de negócio, seja na sua totalidade ou em partes. Neste caso, informações, tarefas ou documentos são passados entre os participantes do processo para execução de uma ação e, tudo isso, é executado de acordo com um conjunto de regras e procedimentos.

Como exemplos de workflows podemos citar um processo de solicitação de um reembolso de um funcionário da sua empresa, uma solicitação de férias ou licença médica ou, ainda, a solicitação de compra de um equipamento.

Todos estes processos internos percorrem um fluxo interno dentro de uma organização, onde as informações passam por diferentes ferramentas, pessoas e áreas. Esses processos ficam mais complexos conforme aumenta o tamanho da organização.

Para que estes processos funcionem melhor as empresas tentam utilizar ferramentas específicas para cada atividade, como sistemas de Service Desk (ITSM), ERP, BPM, Gestão de Projetos, entre outros.

Entretanto, chega a hora que uma melhor integração entre todo esse ecossistema de plataformas se faz necessário. E é aí que entram as ferramentas que atuam na construção de workflows digitais e inteligentes.

 

Ferramenta para construção de workflow digital

Atuando há 25 anos no mercado de serviços para tecnologia da informação, encontramos recentemente no Citsmart a melhor opção para simplificar o processo de construção de workflows digitais, de forma muito simples e com ganho de produtividade como resultado final.

O Citsmart permite potencializar o uso da tecnologia, integrando pessoas e áreas dentro de um fluxo de trabalho de fácil visualização e entendimento. A criação de cadeias de atividades com prazos, fluxos e ações, dentro da ferramenta de workflow do Citsmart, germ melhores experiências para os nossos clientes e colaboradores.

Tudo isso é construído com uma interface amigável de arrastar e soltar e que integra todo o ecossistema de ferramentas de TI e negócio. E o melhor: sem a necessidade de criar nenhuma linha de código! Veja exemplo:

 

Workflow Citsmart

 

Como a criação de workflows pode automatizar processos e melhorar serviços?

Em primeiro lugar, o Citsmart é uma ferramenta que se conecta com a maioria das ferramentas utilizadas pelas empresas, como SAP, TOTVS, SalesForce, OTRS, Jira, Zabbix, Nagios, entre muitas outras. Todos os dados desses sistemas são utilizados para que você crie um workflow que interaja entre todo esse ambiente de aplicações.

Um fluxo de trabalho pode iniciar a partir de uma solicitação em um sistema de service desk, passar para uma ferramenta de ERP, ser validada em uma plataforma de projetos e ter um retono sobre sua aprovação. É por isso que o Citsmart é conhecido no mercado como uma plataforma de workflow digital inteligente que administra serviços e integra processos de negócios.

Apesar de também ser uma ferramenta que realiza a gestão de tickets, a ferramenta alcança todas as áreas da organização e resolve um grande desafio para as empresas: ter um processo unificado e automatizado. Além disso, o Citsmart também é totalmente aderente ao ITIL, com 13 processos certificados pela Pink Verify, e realiza o monitoramento LGPD, que será um grande problema para as empresas a partir de 2020.

Quer saber mais sobre essa plataforma que cria workflows digitais, é um sistema de service desk sofisticado, realiza atendimento por chat com inteligência artificial, é um portal de autoatendimento e que ainda possui paineis com dashboards e indicadores que centralizam todas estas informações? Clique no banner abaixo:

 

Citsmart - Plataforma de Workflow e ITSM

Caso queira mais informações sobre a construção de workflows ou sobre o licenciamento da plataforma Citsmart, fale com nossos especialistas.

Fique atualizado com nosso melhor conteúdo!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leitores também acessaram: