Outsourcing de TI: o que é e o que agrega para sua empresa?

September 9, 2018

Equipe Interop

Outsourcing de TI - Terceirização de Serviços de Tecnologia
A busca das empresas por Outsourcing de TI (terceirização do TI) tem sido a escolha de muitos gestores que buscam aumentar a eficiência operacional e a redução dos custos de sua operação. A transformação digital amplifica a necessidade de as empresas investirem em TI e de buscar tecnologias e serviços que possibilitem que a empresa mantenha o foco nos serviços oferecidos a seus clientes, sem descuidar da operação técnica. Adotar a terceirização de determinadas atividades operacionais de tecnologia traz comodidades para organizações que não querem perder o foco nas atividades estratégicas relevantes para seu crescimento. Deseja melhorar as operações e descomplicar os processos de TI da sua empresa? Neste artigo explicaremos o que é o Outsourcing de TI e citaremos os seus principais modelos e as vantagens que podem trazer para sua empresa. Confira!

O que é Outsourcing de TI?

Outsourcing de TI significa a terceirização de determinadas atividades associadas à tecnologia de informação. Inclui, é claro, a administração de sistemas e da infraestrutura de TI. Esse tipo de serviço é muito utilizado por empresas que dependem de tecnologia para suportar sua operação ou com ambientes de TI complexos, visto que, muitas vezes, não há funcionários devidamente capacitados para determinadas funções. Afinal, a tecnologia avança mais rápido do que os processos empresariais. Diversas atividades de TI são altamente especializadas e possuem demanda variável. Por isso, muitas empresas optam por terceirizar parte dos serviços para garantir a qualidade ou otimizar custos em atividades específicas, como serviço de NOC, por exemplo. Outras optam por terceirizar todo o departamento de TI, mas essa prática é a menos comum e indicada apenas para situações muito particulares. Outsourcing de TI pode ser descrito como a utilização de prestadores de serviços externos à empresa para entregar serviços de TI de qualidade por um especialista no assunto. Diante desse cenário, o questionamento óbvio é: vale a pena terceirizar a TI?  

Vale a pena terceirizar a TI?

Hoje, é totalmente possível terceirizar a TI de maneira total ou parcial. Entre os serviços que podem ser contratados, estão o suporte a usuários (help desk), a administração de infraestruturas em datacenters físicos ou na nuvem, os serviços rotineiros de manutenção e gestão de servidores, o aluguel de equipamentos, entre muitos outros. Assim, as empresas podem adquirir soluções no período desejado e de acordo com as suas necessidades — o que representa um ótimo custo-benefício. Quando uma empresa terceiriza um serviço de TI, ela tem à sua disposição uma equipe atualizada e bem qualificada para lidar com as mais diversas tecnologias: aplicações, sistemas operacionais, equipamentos e softwares. Uma organização de qualquer porte possui diversos sistemas e tecnologias, de diferentes fabricantes, que precisam de profissionais com conhecimento amplo porém aprofundado para sua administração e manutenção. Seria inviável, para a maioria das empresas, ter em sua equipe um especialista para cada segmento da TI. Entretanto, pode-se conseguir uma retaguarda de profissionais em diferentes plataformas, por meio da terceirização. Assim, o Outsourcing de TI funciona muito bem para agregar novos conhecimentos em áreas onde não existem profissionais especializados. Uma coisa é certa: a terceirização pode gerar um custo bem mais acessível do que ter uma equipe própria. Isso porque não só a contratação e gestão de profissionais, mas também os pagamentos, encargos e treinamentos se tornam responsabilidade da empresa contratada. Além disso, a contratante apenas se preocupa com a medição dos resultados atingidos pela equipe terceirizada, sem precisar acompanhar o desempenho individual de cada membro da equipe que o atende. Assim, foca na qualidade do serviço entregue pelo fornecedor.   Implantação de NOC  

Quais os benefícios do Outsourcing de TI para as empresas?

O que não faltam para as organizações que aderem ao Outsourcing de TI são vantagens competitivas. Colocar a gestão de determinadas tecnologias nas mãos de quem realmente entende do assunto gera muitos benefícios e impacta diretamente na competitividade frente aos concorrentes.  

Confira as principais vantagens

  • Garantir a segurança das informações;
  • Reduzir os custos;
  • Maior qualidade dos profissionais;
  • Manter o foco em seu core business;
  • Melhorar a organização operacional;
  • Agilizar a correção de falhas;
  • Manter a eficiência, qualidade, agilidade na gestão de TI;
  • Trabalhar com tecnologia de ponta;
  • Ganhar mais espaço físico na sua empresa;
  • Aumentar a reputação no mercado;
  • Garantir a qualidade;
  • Contratar serviços sob demanda;
  • Ter profissionais com expertise.
 

Conclusão

A partir da leitura deste artigo, você pôde perceber as vantagens da terceirização de TI para as empresas. Para essa transição, organize os processos e comunique a todos os colaboradores o que acontecerá. Assim, será mais fácil reduzir possíveis resistências a esse novo sistema de trabalho, além de permitir a colaboração de todos. Ao implantar um projeto de Outsourcing, acompanhe todo o processo. Analise o desempenho do seu prestador de serviços e, quando achar necessário, realize os alinhamentos que forem necessários. Em síntese, existem diversos possíveis benefícios para a empresa que adere ao Outsourcing de TI. Isso se deve ao fato de ele dar mais força ao negócio, ajudar a empresa a alcançar vantagens competitivas e realizar sua missão com maior foco. Sem esquecer, é claro, de tomar os cuidados fundamentais e examinar o cenário atual interno e externo da forma correta. Caso você tenha interesse em saber mais sobre esse assunto, entre em contato conosco! Adoraríamos apresentar o nosso modelo e explicar como podemos ajudar a sua empresa.

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