SEI: SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES

INOVAÇÃO PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o SEI é uma plataforma de digitalização de processos administrativos que possibilita a melhor gestão destes e promove a eficiência administrativa. É uma solução de software transformadora oferecida gratuitamente pelo TRF4.

Eficiência Administrativa

Assinatura eletrônica

SEI - Segurança

Segurança

SEI -Agilidade

Agilidade

SEI - Economia

Economia

SEI - Auditoria

Auditoria

Serviços oferecidos pela interop

Implantação

Preparação do ambiente de TI feita por equipe especializada para garantir o correto dimensionamento, performance, integração e segurança da plataforma.

Suporte

Ajudamos os órgãos públicos a identificar causas raiz de problemas e a manter o ambiente de TI operacional para o correto funcionamento do SEI.

Monitoramento

Oferecemos dois tipos de monitoramento 24×7 do SEI: do ambiente de TI que o sustenta e do seu funcionamento sob a perspectiva dos usuários.

Benefícios

Agilidade

Como o processo administrativo é eletrônico, a abertura e a distribuição é imediata, dispensando esforços de tramitação física. Além disso, o controle de protocolo é automatizado pela ferramenta.

Economia

Somente com a aquisição de material de escritório, estima-se uma economia de 90%. Como não há necessidade de se utilizar papel, o processo é mais seguro contra acidentes e demanda menos espaço físico

Eficiência Administrativa

Com o SEI é possível encaminhar os processos paralela e simultaneamente para mais de uma unidade organizacional. Assim, ganha-se tempo de tramitação dos processos e qualidade de comunicação e de execução das atividades.

Segurança

O SEI permite a utilização de certificados digitais ICP-Brasil e autenticação de usuários via rede. Além disso, a guarda dos processos é muito mais eficiente que a dos processos físicos, podendo implementar backup em fita e em nuvem.

Como o SEI pode ser utilizado

A InterOp já atuou como parceira em diversas implantações do SEI, uma tecnologia brasileira que já é utilizada por mais de 300 órgãos públicos em todo o país.

Lei de Acesso à Informação

Permite que usuários externos se cadastrem na plataforma e possam interagir com os órgãos mediante peticionamento. Assim, a ferramenta controla todo o processo de comunicação e compartilhamento de informações entre o órgão e os cidadãos.

Licitações

A plataforma permite o envio de emails direto pela ferramenta, facilitando a documentação da comunicação com fornecedores. Além disso, permite o anexo de fotos, planilhas e outros tipos de arquivos que facilitam a especificação técnica e o processo licitatório.

Processos confidenciais

O controle eletrônico é muito mais eficiente que o controle físico de processos e documentos confidenciais. É possível gerenciar confidencialidade por grupos ou por usuários de forma a garantir a correta segurança da informação.

Gestão de Contratos

Permite a inclusão de planilhas e PDFs e os gestores contratuais ganham maior dinamicidade para documentar a execução dos contratos. Além de poder criar documentos diretamente no SEI, como atas de reunião e Comunicações Externas.

Entre em contato com a Interop,
estamos aqui para te ajudar!

FAQ – Perguntas Frequentes

O SEI é oferecido gratuitamente pelo TRF4 para qualquer órgão ou empresa da Administração Direta ou Indireta, da União, Estados ou Municípios, exceto para os órgãos de Tecnologia. Também é disponível para organizações sem fins lucrativos. Saiba mais em nosso blog sobre o SEI.

O processo de implantação de um sistema como o SEI é complexo e exige participação ativa e dedicada de uma equipe multifuncional, pois a ferramenta interfere em todas as unidades organizacionais e no processo mais sensível dos órgãos públicos.

Como boa prática, sugerimos que a estrutura mínima seja composta por 2 Nós de Aplicação e 1 Balanceador de carga. É possível utilizar máquinas virtuais, porém em plataformas 64 bits e com sistema operacional Linux (RedHat ou CentOS). Outra requisito técnico é a estimativa de espaço em disco – que varia bastante de órgão pra órgão. A memória mínima é de 8GB para cada nó, e é possível utilizar SQL Server, mySQL ou Oracle.

Integramos os seus processos para reduzir custos e
melhorar resultados operacionais da sua empresa!